quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VAI COMEÇAR A LUTA PELO TRI


Por Felipe Silveira (texto) e Alexandre Lops (fotos)

Enviados/Guayaquil

Foi no dia 16 de agosto de 2006 que o Inter ergueu a cobiçada taça da Libertadores pela primeira vez. O time colorado pegou gosto pelo feito e no ano passado voltou a vencer a competição mais importante do continente sul-americano. Agora, exatamente quatro anos e meio após debutar como campeão da América, o Inter dará início à busca pelo tricampeonato neste 16 de fevereiro.

Novamente o Emelec

O primeiro adversário na edição de 2011 é um velho conhecido do Campeão de Tudo. Esta é a terceira vez que o Emelec está no caminho do Inter em quatro anos pela Libertadores. Em 2007, o time de Guayaquil também integrou o grupo colorado na fase classificatória, e naquela oportunidade foi derrotado tanto no Beira-Rio (3 a 0) como no Equador (2 a 1). No ano passado, o Inter também estreou na competição continental diante da equipe equatoriana: venceu, de virada, por 2 a 1 no Gigante. No Estádio George Capwell, empatou sem gols.

No ano passado, Inter estreou justamente contra o Emelec, porém, no Beira-Rio

Porém, os resultados dos últimos anos não iludem o grupo colorado, que espera por um confronto difícil em Guayaquil. O time da casa, treinado pelo argentino Omar "El Turco" Asad, conta com quatro jogadores que integram a seleção nacional: o meia Edison Méndez, o zagueiro Marcelo Fleitas e os volantes Pedro Quiñónez e David Quiroz. No campeonato nacional, o Emelec está invicto, com duas vitórias em um empate nas três primeiras rodadas. “Não podemos esquecer que estamos no começo de uma Libertadores, ainda com poucos dias de preparação, e jogando fora de casa. Vai ser uma partida difícil”, projeta o técnico Celso Roth.

Gramado ruim e estádio acanhado

Concentrado desde o começo da tarde da última segunda (pelo horário local) em Guayaquil, o Inter realizou o último treino antes do jogo na tarde da terça em uma quadra de grama sintética. O time também fez um breve reconhecimento do Estádio George Capwell e pôde perceber o quanto o gramado está ruim devido às chuvas dos últimos dias.

Os jogadores nem sequer treinaram, já que foi vetada qualquer atividade no campo a fim de não agravar ainda mais o estado da grama, encharcada pela chuvarada. E a previsão do tempo indica que poderá cair mais água do céu na hora do confronto. Além da péssima qualidade do campo, também foi possível constatar durante o reconhecimento que a casa do Emelec lembra bastante os estádios argentinos: capacidade relativamente pequena (pouco mais de 20 mil lugares) e arquibancadas bem próximas do gramado.

Escalação só na hora do jogo

O time que começará a partida será revelado instantes antes do apito inicial. Roth prefere manter a incógnita, mas antecipou que o Inter não deverá ter nenhuma grande surpresa nesta primeira rodada. “Temos uma base. Vou manter a coerência”, disse o treinador. O volante Mario Bolatti e o atacante Fernando Cavenaghi têm boas chances de serem aproveitados na estreia colorada.

Inter treinou na véspera do jogo em uma quadra de grama sintética

Arbitragem

O trio de arbitragem será argentino: Néstor Pitana apita o jogo auxiliado por Gustavo Esquivel e Ariel Bustos.

Jogo na TV

A RBS TV anuncia a transmissão do jogo para todo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O restante do Brasil poderá acompanhar pelo canal Premiere Esportes (pay-per-view), que terá o sinal liberado para todos os assinantes.

Por Felipe Silveira (texto) e Alexandre Lops (fotos)

Enviados/Guayaquil