sábado, 23 de abril de 2011

FALCÃO ESPERA POR OSCAR PARA ENFRENTAR O JUVENTUDE


Momentos após comandar o coletivo da manhã desta sexta-feira com portões fechados no Beira-Rio, o técnico Paulo Roberto Falcão manteve sob suspense quem entrará na vaga do suspenso D’Alessandro neste domingo, a partir das 16h, diante do Juventude. Mesmo recuperado da lesão no tornozelo direito, Oscar não tem retorno assegurado ao time. Caso o garoto não reúna condições de jogo, Zé Roberto, que treinou entre os titulares na penúltima atividade antes do embarque para Caxias do Sul, deverá sair jogando no Alfredo Jaconi.

“Ele deve ter treinado quatro ou cinco dias depois de duas semanas parado. Temos que dar uma esperada. Hoje foi um trabalho forte, assim como ontem, e agora é preciso esperar a reação dele. Mas não tenho muita preocupação com quem vai jogar porque podemos criar várias situações que foram treinadas. Como sempre digo, precisamos ter, no mínimo, 18 a 19 jogadores em condições de serem utilizados”, destacou o treinador.

Com a indefinição no meio-de-campo, a equipe a ser escalada na partida válida pela semifinal da Taça Farroupilha deverá ter: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho e Zé Roberto (Oscar); Rafael Sobis e Leandro Damião.

Fonte: www.finalsports.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

INTER VENCE EMELEC E SE CLASSIFICA EM 1º DO GRUPO PARA PRÓXIMA FASE DA LIBERTADORES

Colorado fez 2 a 0, com gols de Rafael Sobis e Leandro Damião

Depois de um primeiro tempo moroso, o Inter cresceu com o apoio da torcida e venceu o venceu o Emelec por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Beira-Rio. Rafael Sobis e Leandro Damião marcaram os gols da partida.

Com a vitória, o Inter garantiu a primeira colocação do Grupo 6 e, consequêntemente, a vaga para a fase do mata-mata da Libertadores. O adversário ainda não está definido, mas deve ficar entre Jaguares, San Martin, Once Caldas ou Peñarol.

Primeiro tempo moroso

O clube gaúcho enfrentou sérias dificuldades no primeiro tempo. Claramente, os jogadores ainda demonstravam desentrosamento no esquema tático 4-4-2, adotado por Paulo Roberto Falcão, em duas linhas. Erros bobos de passes eram comuns. Mas o principal problema foi a falta de objetividade.


Foto: Diego Vara

Logo no primeiro minuto, entretanto, boa chance para os vermelhos, em jogada ensaiada pelo técnico. Na frente da área adversária, pelo lado esquerdo, D’Alessandro passou sobre a bola e Andrezinho chutou cruzado. Klimowicz espalmou e, por pouco, Rodrigo não pegou o rebote.

Embora fosse participativo, D’Alessandro começou abaixo da média, errando jogadas que não são de costume pela sua qualidade técnica. No esquema tático, o gringo iniciava na esquerda e se movimentava frequentemente para o meio, abrindo o corredor para passagem de Kleber.

Emelec assusta

O Emelec assustava em lances de bola parada, como aos 23, quando Quiróz cobrou falta e Gaibor desviou de cabeça. Renan afastou para escanteio. Pouco depois, José Quiñónez recebeu lançamento na área e cabeceou distante do gol. A resposta imediata foi com Andrezinho, aos 26, que testou para fora, um cruzamento de Nei.

No final do primeiro tempo, o Inter chegou a perder o domínio do embate. Quem tomou a iniciativa das ações foram os jogadores equatorianos. Aos 41, Quiróz construiu boa jogada pela esquerda, passando por Bolívar e cruzou. Menéndez desviou e Giménez concluiu de fora da área. A bola passou muito próxima da trave esquerda de Renan.


Foto: Mauro Vieira

Pelo lado dos donos da casa, não se criava ofensivamente. Damião chegou a receber bola na entrada da área mas, na hora do arremate, foi desarmado. O primeiro tempo terminou sem gols e a fraca atuação chamou a atenção.

– Jogamos mal. Vamos mudar um pouco o esquema de jogo, atuar mais pelo meio – destacou o vice de futebol Roberto Siegmann no intervalo.

Torcida grita e time responde

O time voltou sem alterações do intervalo. A mudança foi na postura e velocidade da equipe, visivelmente impulsionada pelo grito da torcida das arquibancadas, quando os torcedores gritaram em coro.


Foto: Mauro Vieira

E a resposta do time foi logo aos seis minutos. Após cruzamento de D’Alessandro, Damião ajeitou e Sobis, sob marcação, conseguiu completar de cabeça. Klimowicz chegou a espalmar a bola, antes de entrar.

A partida seguiu em alta velocidade, como se o jogo só tivesse iniciado na segunda etapa. As chances seguintes foram em bolas paradas, com Andrezinho. Primeiro, o meia chutou prensado na barreira e ganhou escanteio. Já pelo lado esquerdo, arriscou direto e obrigou Klimowicz a fazer grande intervenção.

Como sempre, Damião brigava, incomodava. A vontade de marcar era tanta que cometias muitas faltas. Chegou a receber o amarelo.


Foto: Diego Vara

Envolvidos pelo Inter, o Emelec respondia timidamente, como com Pedro Quiñónez, que soltou uma bomba da intermediária. No centro da meta, Renan efetuou defesa segura. Instantes depois, Gimenez entrou pelo lado esquerdo da área e bateu cruzado. Bem postado, o arqueiro colorado saiu bem, evitando a chegada de Menéndez.

O Inter não tirava o pé do acelerador. Sobis recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e bateu forte. O goleiro deu rebote. Na sobra, Kleber chutou em cima de Klimovicz.

Faltava o gol de Damião, artilheiro colorado na temporada. Aos 38, o centroavante conseguiu. Guiñazu apareceu na área como atacante e chutou. Klimovicz espalmou e o camisa 9 só teve o trabalho de deslocar o goleiro.

Pelo que apresentou na segunda etapa, ficou justo o resultado. Pra a próxima fase, que o Inter esqueça a morosidade do primeiro tempo e ingresse na fase do mata-mata com o pé no acelerador, tal qual na segunda etapa.

Libertadores – 6ª rodada – 19/4/2011
Gols: Rafael Sobis. Cartões amarelos: Menéndez, Achilier; Damião, Kleber, Nei
Arbitragem: Oscar Ruiz, auxiliado por Eduardo Diaz e Rafael Rivas (trio colombiano da Fifa).
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

INTER 2 EMELEC 0
Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho e D%27Alessandro; Rafael Sobis (Cavenaghi) e Leandro Damião (Zé Roberto) Javier Klimowicz; Carlos Quiñónez (Valencia), Pedro Quiñónez , Gabriel Achilier e Óscar Baguí; José Quiñónez, Fernando Gaibor (Strahman), David Quiróz e Fernando Giménez; Cristian Menéndez e Walter Iza (Caicedo)
Técnico: Paulo Roberto Falcão Técnico: Omar Asad

Próximo jogo
Domingo _ 24/4/2011 _ 16h
Juventude x Inter
Semifinal da Taça Farroupilha
Estádio Alfredo Jaconi

Fonte: www.clicrbs.com.br

terça-feira, 19 de abril de 2011

CONTRA EQUATORIANOS, INTER JOGA CLASSIFICAÇÃO E PRIMEIRO LUGAR NO GRUPO


A noite desta terça-feira, a partir das 20h15min, será de decisão para o Internacional. Invicto no Beira-Rio pela Libertadores há 19 jogos, com 16 vitórias e três empates, o time agora treinado por Paulo Roberto Falcão precisa da vitória para ratificar a condição de líder do Grupo 6 nesta última rodada da fase de classificação. O adversário será o Emelec (EQU), que ainda sonha com uma vaga nas oitavas de final.

Os três pontos classificam o Colorado como primeiro da chave, o que renderia a vantagem de atuar em casa na próxima etapa da competição. O empate também faz com que a equipe vermelha avance, no entanto, a posição no grupo vai depender do jogo entre Jorge Wilstermann e Jaguares, que se enfrentam também hoje, no mesmo horário. Até uma derrota em seus domínios pode servir. Neste caso, a classificação seria na 2ª colocação e os mexicanos não poderiam vencer os bolivianos em Cochabamba.

Em sua segunda partida no comando do Internacional após 16 anos afastado dos gramados como treinador, Falcão poderá repetir a mesma escalação que no último sábado classificou o time para a semifinal da Taça Farroupilha ao bater o Santa Cruz por 1 a 0.

Ou seja, como Oscar voltou a sentir dores no tornozelo direito, Andrezinho permanecerá como ‘intruso’ brasileiro no meio-de-campo que conta com os argentinos D’Alessandro, Bolatti e Guiñazu. Já no ataque, com a manutenção do 4-4-2. Rafael Sobis joga ao lado de Leandro Damião e deixa Zé Roberto no banco de reservas.

Na defesa Renan segue na vaga do lesionado Lauro, enquanto Nei e Kleber ocupam as habituais laterais direita e esquerda, respectivamente. Na dupla de zaga, Bolívar terá ao seu lado Rodrigo, que na coletiva de segunda comemorou sequência oferecida pelo novo técnico e reclamou da inconstância que tinha com Celso Roth.

- O adversário

Com oito pontos e atualmente na 3ª posição, somente a vitória serve para o Emelec. Ganhando em Porto Alegre poderá até se classificar em primeiro, desde que o Jaguares não vença o Wilstermann.

Para a difícil missão, o técnico argentino Omar Asad não terá à disposição três jogadores por motivo de lesão: os zagueiros Eduardo Morante e Marcelo Fleitas, e o atacante Ángel Mena.

No confronto de ida em Guayaquil, no dia 16 de fevereiro, houve empate com Bolatti abrindo o marcador aos 34 minutos do segundo tempo e Gimenez decretando o empate já aos 49.

> Libertadores
Grupo 6 - 6ª rodada

Inter x Emelec (EQU)

INTER
Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, D’Alessandro e Andrezinho; Sobis e Leandro Damião.
Técnico: Falcão

EMELEC
Javier Klimowicz; Quiñónez, Wilson Morante, Gabriel Achilier e Óscar Bagüí; Fernando Gaibor, Pedro Quiñónez, Giménez e Enner Valencia; Cristian Menéndez e Walter Iza.
Técnico: Omar Asad.

Árbitro: Óscar Ruiz (COL)
Assistentes: Eduardo Díaz (COL) e Rafael Rivas (COL)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: terça-feira, 19 de abril de 2011
Horário: 20h15min

Fonte: www.finalsports.com.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

NA ESTRÉIA DE FALCÃO, INTER VENCE O SANTA CRUZ E ESTÁ NA SEMI DA TAÇA FARROUPILHA

Time joga bem no primeiro tempo e encontra gol com Damião

Cercado por microfones e abafado pelos gritos eufóricos da arquibancada, Paulo Roberto Falcão foi modesto minutos antes do jogo que marcava seu retorno como técnico do Inter: "Vamos tentar mostrar alguma coisa de diferente". Mas a equipe foi muito além disso na vitória sobre o Santa Cruz por 1 a 0 neste sábado, gol de Leandro Damião, e que garantiu a passagem à semifinal da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão.

Com quatro dias de treino, o ídolo colorado já conseguiu incutir suas premissas: time agrupado, envolvente e veloz. O Galo se mostrou valente, é verdade, brigou muito no segundo tempo, mas foi incapaz de resistir ao novo Inter de Falcão.

Agora, Falcão e seus comandados aguardam o vitorioso da partida entre Juventude e Lajeadense, que acontece no domingo. O certo é que a semifinal do próximo fim de semana será sem D'Alessandro. O argentino levou o terceiro cartão amarelo no Gauchão, após reclamar da arbitragem.


Falcão é ovacionado pela massa antes do jogo
Foto: Diego Vara


As promessas foram cumpridas: um 4-4-2, com duas linhas, bem britânico. Com a pontualidade digna dos ingleses, o Inter já tentou marcar no primeiro minuto, mas Bolatti errou feio o chute após cruzamento de D'Alessandro. As demais chances também seriam por meio da bola aérea. Uma delas saiu da cabeça de Rafael Sobis, aos cinco minutos, que parou nas hábeis mãos do goleiro Cesar.

Andrezinho em grande noite

Abertos nas pontas e infernais com os zagueiros, D'Alessandro e Andrezinho abriam a defesa do Santa Cruz. Em 23 minutos, Rodrigo Rizo, completamente envolvido pela velocidade da transição colorada, recebeu dois cartões e foi expulso. Até então, o Galo resistia com certa competência. Mas, com 10 homens, o Inter de Falcão tornou-se irresistível.

Trocando mensagens e avaliações com seu assistente Julinho Camargo, Falcão não tirava da orelha esquerda o telefone celular. De óculos, ele observava um time formado em quatro dias agradar aos torcedores no Beira-Rio. Até Guiñazu, pouco afeito as redes, conseguia se desprender e chutar a gol. E era o que justamente faltava a este novo Inter: o gol.



Damião chega ao 16º gol em 2011
Foto: Diego Vara


Ele veio numa síntese perfeita do funcionamento do 4-4-2 britânico. Parecia que as peças tinham pulado da prancheta e se tornado jogadores extremamente obedientes aos traçados da caneta: Bolatti passou para Guiña, que prontamente recolheu e deu a bola a D'Alessando. Com um meia próximo aos volantes, o segundo tem que abrir. E assim fez Andrezinho, que disparou pela ponta direita. O lançamento do argentino foi cirúrgico. Andrezinho chegou ao fundo de campo e cruzou rasante. A forma de atacar mudou, o goleador, não: Damião empurrou para as redes e comemorou o seu 16º gol na temporada, o 14º no Gauchão. Aos 32 minutos, começava na prática mais uma Era Falcão no Beira-Rio.

Queda na etapa final

No final do primeiro tempo e início do segundo, o Santa Cruz assustou. Luis Henrique soltou a bomba, livre, mas Guiñazu salvou na pequena área. Depois, na volta do vestiário, Juari entrou livre na frente de Renan e acabou caindo. Segundo o comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Leonardo Gaciba, houve pênalti de Bolívar.

Enquanto o Santa Cruz lutava com bons contragolpes, o Inter levava perigo com a velha novidade, que atende por Andrezinho. Acionado na ponta direita aos 18 minutos, entortou um dos zagueiros e rolou para D'Alessandro, que chutou por cima. Minutos depois, foi a vez de Andrezinho receber um presente de Damião. Livre, na entrada da área, o meia jogou no Gigantinho a melhor chance do Inter no segundo tempo até então. Aos 22 minutos, Damião faria o seu segundo gol se César não tivesse se jogado aos pés do centroavante na pequena área.



Andrezinho de destacou em campo
Foto: Diego Vara

Aos 32 minutos, ao primeiro sinal de administração do resultado, a torcida torceu o nariz. Andrezinho rolou para trás, provocando murmúrios nas arquibancadas. Os mais de 18 mil colorados queriam ver sua equipe empurrando o rival o tempo todo, sem parar. Mas o resultado classificava o Inter às semifinais da Taça Farroupilha. E o Inter de Falcão também mostrou que pode ser pragmático. No final, 1 a 0, bom futebol e a certeza de que um novo time começou a nascer.

Outra decisão espera por Falcão: na próxima terça, o Inter enfrenta o Emelec no Beira-Rio e precisa vencer para garantir o primeiro lugar do Grupo 6 da Libertadores. Um empate já confirma a vaga às oitavas.

Taça Farroupilha - Quartas de final

INTER (1)
Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Ricardo Goulart) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Zé Roberto) e Leandro Damião. Técnico: Falcão.

SANTA CRUZ (0)
César; Anelka, Rodrigo Rizzo e Luís Henrique; Régis, Alejandro, Uillian (Maico), Paulo César e Vinícius; Juari (Omar) e Leonardo (Cecel).Técnico: Edson Porto.

Data: 16 de abril de 2011.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Árbitro: Vinícius Costa, auxiliado por Altemir Hausmann e José Javel Silveira.
Gol: Leandro Damião (Inter), aos 32 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: D'Alessandro, Guiñazu (Inter) Rodrigo Rizzo, Juari, Alejandro, Paulo César (Santa Cruz). Cartão vermelho: Rodrigo Rizzo (Santa Cruz).
Público: 18.583 torcedores.
Renda: R$ 367.605,00.

Fonte: www.clicrbs.com.br