segunda-feira, 18 de abril de 2011

NA ESTRÉIA DE FALCÃO, INTER VENCE O SANTA CRUZ E ESTÁ NA SEMI DA TAÇA FARROUPILHA

Time joga bem no primeiro tempo e encontra gol com Damião

Cercado por microfones e abafado pelos gritos eufóricos da arquibancada, Paulo Roberto Falcão foi modesto minutos antes do jogo que marcava seu retorno como técnico do Inter: "Vamos tentar mostrar alguma coisa de diferente". Mas a equipe foi muito além disso na vitória sobre o Santa Cruz por 1 a 0 neste sábado, gol de Leandro Damião, e que garantiu a passagem à semifinal da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão.

Com quatro dias de treino, o ídolo colorado já conseguiu incutir suas premissas: time agrupado, envolvente e veloz. O Galo se mostrou valente, é verdade, brigou muito no segundo tempo, mas foi incapaz de resistir ao novo Inter de Falcão.

Agora, Falcão e seus comandados aguardam o vitorioso da partida entre Juventude e Lajeadense, que acontece no domingo. O certo é que a semifinal do próximo fim de semana será sem D'Alessandro. O argentino levou o terceiro cartão amarelo no Gauchão, após reclamar da arbitragem.


Falcão é ovacionado pela massa antes do jogo
Foto: Diego Vara


As promessas foram cumpridas: um 4-4-2, com duas linhas, bem britânico. Com a pontualidade digna dos ingleses, o Inter já tentou marcar no primeiro minuto, mas Bolatti errou feio o chute após cruzamento de D'Alessandro. As demais chances também seriam por meio da bola aérea. Uma delas saiu da cabeça de Rafael Sobis, aos cinco minutos, que parou nas hábeis mãos do goleiro Cesar.

Andrezinho em grande noite

Abertos nas pontas e infernais com os zagueiros, D'Alessandro e Andrezinho abriam a defesa do Santa Cruz. Em 23 minutos, Rodrigo Rizo, completamente envolvido pela velocidade da transição colorada, recebeu dois cartões e foi expulso. Até então, o Galo resistia com certa competência. Mas, com 10 homens, o Inter de Falcão tornou-se irresistível.

Trocando mensagens e avaliações com seu assistente Julinho Camargo, Falcão não tirava da orelha esquerda o telefone celular. De óculos, ele observava um time formado em quatro dias agradar aos torcedores no Beira-Rio. Até Guiñazu, pouco afeito as redes, conseguia se desprender e chutar a gol. E era o que justamente faltava a este novo Inter: o gol.



Damião chega ao 16º gol em 2011
Foto: Diego Vara


Ele veio numa síntese perfeita do funcionamento do 4-4-2 britânico. Parecia que as peças tinham pulado da prancheta e se tornado jogadores extremamente obedientes aos traçados da caneta: Bolatti passou para Guiña, que prontamente recolheu e deu a bola a D'Alessando. Com um meia próximo aos volantes, o segundo tem que abrir. E assim fez Andrezinho, que disparou pela ponta direita. O lançamento do argentino foi cirúrgico. Andrezinho chegou ao fundo de campo e cruzou rasante. A forma de atacar mudou, o goleador, não: Damião empurrou para as redes e comemorou o seu 16º gol na temporada, o 14º no Gauchão. Aos 32 minutos, começava na prática mais uma Era Falcão no Beira-Rio.

Queda na etapa final

No final do primeiro tempo e início do segundo, o Santa Cruz assustou. Luis Henrique soltou a bomba, livre, mas Guiñazu salvou na pequena área. Depois, na volta do vestiário, Juari entrou livre na frente de Renan e acabou caindo. Segundo o comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Leonardo Gaciba, houve pênalti de Bolívar.

Enquanto o Santa Cruz lutava com bons contragolpes, o Inter levava perigo com a velha novidade, que atende por Andrezinho. Acionado na ponta direita aos 18 minutos, entortou um dos zagueiros e rolou para D'Alessandro, que chutou por cima. Minutos depois, foi a vez de Andrezinho receber um presente de Damião. Livre, na entrada da área, o meia jogou no Gigantinho a melhor chance do Inter no segundo tempo até então. Aos 22 minutos, Damião faria o seu segundo gol se César não tivesse se jogado aos pés do centroavante na pequena área.



Andrezinho de destacou em campo
Foto: Diego Vara

Aos 32 minutos, ao primeiro sinal de administração do resultado, a torcida torceu o nariz. Andrezinho rolou para trás, provocando murmúrios nas arquibancadas. Os mais de 18 mil colorados queriam ver sua equipe empurrando o rival o tempo todo, sem parar. Mas o resultado classificava o Inter às semifinais da Taça Farroupilha. E o Inter de Falcão também mostrou que pode ser pragmático. No final, 1 a 0, bom futebol e a certeza de que um novo time começou a nascer.

Outra decisão espera por Falcão: na próxima terça, o Inter enfrenta o Emelec no Beira-Rio e precisa vencer para garantir o primeiro lugar do Grupo 6 da Libertadores. Um empate já confirma a vaga às oitavas.

Taça Farroupilha - Quartas de final

INTER (1)
Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Ricardo Goulart) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Zé Roberto) e Leandro Damião. Técnico: Falcão.

SANTA CRUZ (0)
César; Anelka, Rodrigo Rizzo e Luís Henrique; Régis, Alejandro, Uillian (Maico), Paulo César e Vinícius; Juari (Omar) e Leonardo (Cecel).Técnico: Edson Porto.

Data: 16 de abril de 2011.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Árbitro: Vinícius Costa, auxiliado por Altemir Hausmann e José Javel Silveira.
Gol: Leandro Damião (Inter), aos 32 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: D'Alessandro, Guiñazu (Inter) Rodrigo Rizzo, Juari, Alejandro, Paulo César (Santa Cruz). Cartão vermelho: Rodrigo Rizzo (Santa Cruz).
Público: 18.583 torcedores.
Renda: R$ 367.605,00.

Fonte: www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTA POSTAGEM