quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Copa do Brasil ou Sul-Americana: sem seis titulares, Inter define rumo do semestre

Time de Abel Braga precisa vencer o Ceará em um Castelão que promete recorde de público


Técnico Abel Braga deve optar por formação ofensiva nesta quarta no CastelãoFoto: Bruno Alencastro / Agencia RBS


Veio de Abel Braga, domingo, após a primeira vitória sobre Felipão no clássico Gre-Nal, a definição sobre o futuro do Inter no semestre. Segundo o técnico, é desejo do clube superar a situação adversa contra o Ceará e seguir na Copa do Brasil em busca de um título que não vence há 22 anos.

Não vencer o time de Sérgio Soares no Castelão hoje, às 22h, transforma a desclassificação para o líder da Série B em confirmação na disputa da Sul-Americana, prêmio de consolação para os clubes brasileiros que não ultrapassam a barreira da terceira fase da competição nacional.

— Nós vamos buscar uma circunstância que nós mesmos criamos. Eu quero continuar na Copa do Brasil, se der, deu. Se não der, vamos para a Sul-Americana — antecipou Abel Braga, domingo.

Claudio Winck comemora boa fase e espera ganhar sequência
Leia mais notícias sobre o Inter
Confira a tabela do Brasileirão

Viagens mais longas e o desgaste com possíveis encontros com as grifes como Boca Juniors, River Plate e Estudiantes fazem com que o Inter mantenha o foco na matemática da classificação. Para seguir na Copa do Brasil, os comandados de Abel Braga têm de vencer o Ceará pela diferença de dois gols ou apenas um, desde que o placar ultrapasse o 3 a 2. Se os 90 minutos no Castelão forem encerrados com 2 a 1 para os gaúchos, a vaga será decidida na cobrança de penalidades.

— Não desistimos do campeonato. Queremos a Copa do Brasil e vamos lutar, e muito, para reverter o resultado do primeiro jogo — disse o diretor de futebol Roberto Melo no desembarque em Fortaleza.

Colorado ZH: o que vier do Castelão é lucro

A tarefa do Inter não é fácil. Não bastasse o desfalque de Wellington e Wellington Silva por já terem atuado na competição por, respectivamente, São Paulo e Fluminense, outros quatro jogadores estarão de fora da decisão e sequer viajaram para o Nordeste. Juan correu em volta do gramado ontem pela manhã, Willians fez fisioterapia e Alex e D'Alessandro treinaram na academia. A novidade entre os 21 relacionados para o jogo de hoje é o volante Bertotto, um dos destaques da equipe campeã brasileira sub-20 no ano passado. Da mesma equipe, o atacante Leandro também viajou.

Diogo Olivier: Inter só tem um caminho a seguir contra o Ceará

— O planejamento não mudaria se tivéssemos ganho o primeiro jogo contra o Ceará. As paradas são necessidades da equipe, tanto que Aránguiz, um dos nossos principais jogadores, está indo para o jogo — disse o diretor de futebol Roberto Melo.

Líder isolado da Série B com 31 pontos, quatro a mais que o segundo colocado Luverdense, o Ceará venceu cerca de 30 mil ingressos para a decisão. A expectativa está próxima dos 50 mil torcedores, o que significaria um dos maiores públicos do ano no Castelão, superado apenas pelos 61 mil presentes na final da Copa do Nordeste deste ano.

Wianey Carlet: a opção colorada

Sérgio Soares praticamente definiu a equipe para o confronto contra o Inter. A única alteração em relação ao confronto em Porto Alegre deve ficar na defesa, com a entrada de Jaílson no lugar de Tiago, terceiro goleiro, de grande atuação no Beira-Rio no jogo de ida. O lateral-direito Samuel Xavier será relacionado pelo técnico Sérgio Soares pela primeira vez após três partidas após um lesão no tornozelo. Contudo, Marcos deve seguir na posição, apesar de Xavier ter atuado na vitória por 2 a 0 diante do Atlético-GO, pela 15ª rodada da Série B:

— Daqui pra frente o Ceará só vai ter jogos decisivos e é complicado ficar de fora. Me recuperei bem, voltei a atuar em um jogo importante. Tenho de "me soltar" mais, afinal, o torcedor se acostumou a me ver chegando com mais força ao ataque — resumiu o lateral no final de semana.

A perspectiva de casa cheia anima os jogadores do Ceará. O veterano Magno Alves, que teve uma cobrança de penalidade defendida por Dida em Porto Alegre, deixa de lado os desfalques do Inter e a vantagem de poder sofrer um gol no mata-mata. Por meio do site do Ceará, o artilheiro convocou a torcida para a decisão:

— Não tem nada ganho. Precisamos jogar mais do que jogamos em Porto Alegre. A torcida alvinegra sabe disso e creio que o estádio vai estar lotado hoje à noite. Isso faz com que todo mundo se doe ainda mais.

Copa do Brasil — jogo de volta da terceira fase — 13/8/2014:
CEARÁ

Jaílsson; Marcos (Samuel Xavier), Diego Ivo, Sandro e Vicente; João Marcos, Eduardo, Ricardinho, Nikão; Magno Alves e Bill. Técnico: Sérgio Soares

INTER

Dida; Claudio Winck, Ernando, Paulão e Fabrício; Ygor, Aránguiz, Jorge Henrique, Valdívia (Wellington Paulista) e Alan Patrick; Rafael Moura. Técnico:Abel Braga

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa), auxiliado por Márcio Santiago (Fifa) e Janette Arcanjo (Fifa) (trio mineiro)

Horário: 22h

O jogo no ar: A Rádio Gaúcha abre a jornada às 21h. O canal RBS TV, Sportv 3 e ESPN Brasil transmitem ao vivo

Na internet: acompanhe os lances em tempo real em ZH Esportes < Fonte

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Inter mantém escrita, vence Gre-Nal e é vice-líder


Aránguiz abriu o caminho de mais uma vitória colorada no clássico

O Internacional venceu o Grêmio por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Beira-Rio, em jogo válido pela 14ª rodada do Brasileirão, com gols de Aránguiz e Cláudio Winck no segundo tempo. O resultado manteve uma escrita que já dura dois anos: a invencibilidade colorada nos últimos nove clássicos. Nesta temporada, são três vitórias e um empate.

> Veja fotos da vitória

> Novo Gigante rugiu

> Assista aos melhores momentos

A quarta vitória seguida no campeonato colocou o time de Abel Braga na vice-liderança, com 28 pontos, a dois de distância do líder Cruzeiro. O próximo desafio é pela Copa do Brasil diante do Ceará, quarta-feira (13/8), em Fortaleza, pelo jogo de volta da terceira fase. Pelo Campeonato Brasileiro, o Inter volta a jogar no sábado (16/8) contra o Goiás, no Serra Dourada.

Time com novidades

Revelada momentos antes do jogo, a escalação colorada teve novidades. O volante Aránguiz retomou a titularidade na vaga de Alan Patrick, com Willians, Wellington, Alex e D'Alessandro completando o meio-campo. Na zaga, Ernando foi o substituto de Paulão, que cumpriu suspensão.

Primeiro tempo duro

Apesar da forte chuva que caiu sobre Porto Alegre antes do clássico, o gramado do Beira-Rio permaneceu impecável. Assim que o árbitro autorizou o início da partida, o sol apareceu, assim como o primeiro lance ríspido em campo. Logo a 1min, Rodriguinho cometeu uma falta desleal sobre Willians e recebeu o cartão amarelo. O Grêmio seguiu cometendo faltas em rodízio, uma delas aos 6min, sobre Aránguiz, rente à linha de fundo. D'Alessandro
tentou surpreender o goleiro Marcelo Grohe na cobrança com um chute direto, mas a bola passou por cima do travessão.

Primeiro tempo do quarto Gre-Nal do ano foi bastante truncado

A intensa marcação apresentada por ambos os times reduzia os espaços e tornava as finalizações muito raras. Aos 18min, Pará chutou de longe e Dida espalmou para escanteio. Aos 28min, Alex disparou pela ponta-esquerda e chutou cruzado, sem força, para defesa tranquila de Grohe. Aos 37min, Dudu recebeu a bola livre no interior da área colorada, mas concluiu longe do gol.

Gol Iluminado de Aránguiz

No intervalo, o Grêmio colocou Fernandinho no lugar de Rodriguinho e o Inter teve Cláudio Winck na vaga de Wellington Silva, que sentiu uma lesão.

Aos 17min, Alex fez boa jogada individual e tocou para Fabrício. O lateral foi à linha de fundo e cruzou com perfeição para Aránguiz - na mesma goleira que seu compatriota Figueroa marcou o 'Gol Iluminado' em 1975, o camisa 20 saltou com desenvoltura para cabecear para o fundo do gol. Foi o sétimo gol do chileno com a camisa colorada e o terceiro no Brasileirão. O Gigante explodiu de alegria!!

> Clique aqui e assista ao gol

Winck amplia

O rival tentou chegar em lances de bola parada, mas não obteve sucesso. A defesa colorada esteve sempre bem posicionada com Juan e Ernando e chegou ao quarto jogo sem sofrer gol. Já o Inter foi letal aos 38min, quando D'Alessandro arrancou pela direita e fez lançamento para Cláudio Winck. Com categoria de sobra, o jogador formado na base colorada invadiu a área, se livrou de zagueiro e chutou no cantinho direito para fazer 2 a 0! Na comemoração, Winck foi ao encontro da torcida, que depois gritou "Fica, Felipão!!" e "Fernandão, Fernandão!", lembrando do eterno capitão.

Aránguiz (E) e Cláudio Winck marcaram os gols no clássico 402

Aos 40min, Wellington Paulista, que havia entrado no lugar de Rafael Moura, arriscou da internediária e quase marcou um gol de placa. O terceiro gol quase saiu aos 48min, em cobrança de falta de D'Alessandro que passou muito perto do gol gremista.

Ao final da partida, o grupo colorado reuniu-se no centro do campo e saudou os torcedores. Mais uma vitória em Gre-Nal era celebrada no Beira-Rio!

"Marcamos forte. A torcida ajudou. Fizemos um grande jogo", disse Cláudio Winck.

"No segundo tempo a equipe venceu porque já tem um coletivo melhor", avaliou Abel Braga.

"Nosso grupo é muito comprometido com as metas. No começo da temporada nós falamos que tínhamos uma pretensão de título em competição de nível nacional. Estamos no caminho certo", destaca o vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros.

Ficha técnica:

Internacional (2): Dida; Wellington Silva (Cláudio Winck, no intervalo), Ernando, Juan e Fabrício; Willians (Ygor, aos 42min do 2º tempo), Wellington, Aránguiz, D'Alessandro e Alex; Rafael Moura (Wellington Paulista, aos 36min do 2º tempo). Técnico: Abel
Braga.

Grêmio (0): Marcelo Grohe; Ramiro, Rhodolfo, Werley e Pará; Walace, Fellipe Bastos, Rodriguinho (Fernandinho), Giuliano (Alan Ruiz) e Dudu (Luan); Barcos. Técnico: Felipão.

Gols: Aránguiz (I), aos 17min do segundo tempo, Cláudio Winck (I), aos 38min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Rodriguinho, Marcelo Grohe, Fellipe Bastos, Ramiro, Pará (G); Alex, Wellington Paulista e Cláudio Winck (I).

Renda: R$ 1,572,200,00; Público: 37.222 (32,643 pagantes);

Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Marcelo Bertanha Barison e Rafael da Silva Alves.

Local: Beira-Rio.


NOTÍCIAS E LINKS RELACIONADOS:
» Jogos do Inter no Brasileirão 2014

Fonte: Site Oficial do INTER