segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Inter vence o Cruzeiro, mas não consegue vaga na Libertadores


Time de Argel dependia do resultado de Goiás e São Paulo, que terminou 1 a 0 para os são-paulinos

Foto: Mateus Bruxel

A boa vitória do Inter por 2 a 0 sobre o Cruzeiro serviu para que um Beira-Rio com mais de 34 mil torcedores aplaudisse de pé a entrega da equipe, na última rodada do Brasileirão. Na prática, ela não adiantou para levar o Inter à LIbertadores. Tudo porque o Inter dependia da derrota do São Pualo para o Goiás, no Serra Dourada. Mas o 1 a 0 para os paulistas nos acréscimos acabou com qualquer sonho colorado. Pelos seus erros ao longo do Campeonato Brasileiro, o Inter encerrou a temporada na quinta colocação, obtendo apenas a vaga às oitavas de final da Copa do Brasil de 2016. A tentativa de voltar à Libertadores foi adiada.

Confira como fica a tabela do Brasileirão

A calorenta tarde do Beira-Rio começou em festa e com jeitão de grande conquista. Afinal, o Inter deu início às comemorações pelos 40 anos de seu primeiro título relevante: o Brasileirão de 1975, vencido com o Gol Iluminado de Figueroa, em 14 de dezembro daquele ano. Elias Figueroa, o capitão da icônica equipe, recebeu uma placa das mãos do presidente Vitorio Piffero, em homenagem à conquista que colocou o clube definitivamente no cenário dos gigantes do Brasil. Outros campeões, como Vacaria, Caçapava e Valdomiro também foram celebrados no estádio.

Quinto lugar no Brasileirão deixa Inter com vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil

Além disso, Figueroa inaugurou o Memorial dos Feitos Relevantes, autografando um enorme painel, às costas do Centro de Eventos do estádio. Celebrações à parte, dentro de campo, dois times bem diferentes das máquinas de Inter e de Cruzeiro os anos 70 se apresentavam. Em uma arrancada entusiasmada, o Inter se atirou ao ataque logo nos primeiros minutos. Com o apoio incondicional das arquibancadas, a equipe de Argel Fucks tentava o gol logo cedo, a fim de garantir a vitória e contar com a sorte e com a pontaria do Goiás contra o São Paulo, no Serra Dourada. Se o Inter atacava, também deixava generosos espaços para os contra-ataques mineiros. Até os 15 minutos, o Inter já havia perdido um gol, com Lisandro errando em bola após cobrança de escanteio de Alex, enquanto que o Cruzeiro havia desperdiçado duas boas chances de gol em contra-golpes.

Inter faz série de homenagens pelos 40 anos da conquista do Brasileirão

Isso até os 25 minutos, quando Ernando foi à linha de fundo e cruzou. A bola sobrevoou a área do Cruzeiro e encontrou Vitinho, que bateu de primeira, em curva, no canto direito de Rafael. Um golaço - na mesma goleira do Gol Iluminado de Figueroa. E justiça no placar, pois o maior interesse colorado na partida já fazia a equipe de Argel merecer o 1 a 0.

Praticante de highline atravessa o Beira-Rio antes de Inter x Cruzeiro

O primeiro tempo cheogu ao fim com o Inter vencendo por escore mínimo, mas com alguma segurança. O Cruzeiro tratava de se defender e já não demonstrava em campo o mesmo apetite do início de jogo. Os jogadores pareciam contar os minutos para as férias, já que os mineiros não tinham mais grande interesse na tabela de classificação há pelo menos duas rodadas. As atenções das arquibancadas, então, se voltavam todas para Goiânia. Cada vez que o narrador Sérgio Boaz, da Rádio Gaúcha, gritava um lance de ataque do Goiás contra o São Paulo, um sopro de esperança corria pelos corações colorados. Afinal, a Libertadores dependia de derrota são-paulina.

No segundo tempo, o Inter consolidou a vitória logo aos 16 minutos. Douglas Grolli errou e se checou com Mayke. A bola sobrou para Lisandro, que inavdiu a área e entregou o gol para Vitinho: 2 a 0. Em seguida, os torcedores começaram a comemorar feito loucos, como se o Goiás tivesse feito um gol no São Paulo. Não havia feito, mas a intenção era manter acesa a esperança do time em campo.

Vitinho por pouco não fez mais um. Em nova falha de Grolli, a bola sobrou para o camisa 21, que bateu para fora. O jogo do Beira-Rio estava dominado. Mas a trôpega campanha no Brasileirão não permitiu ao Inter comemorar a vaga à Libertadores dependendo apenas de suas forças.

Fonte: *ZHESPORTES