segunda-feira, 4 de julho de 2016

Com gol de Douglas, Grêmio vence o Inter no Gre-Nal 410

Meia fez o gol da vitória tricolor aos 19 do primeiro tempo


Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

No primeiro Gre-Nal matutino desde 1987, deu Grêmio. O time de Roger bateu o de Argel no Beira-Rio com gol de Douglas, marcado aos 19 minutos do primeiro tempo, e abriu quatro pontos de vantagem sobre o rival na tabela de classificação.

Veio do lado vermelho a surpresa das escalações. Enquanto Roger escalou seu usual 4-2-3-1, confirmando Everton do lado esquerdo e Bolaños no banco, Argel decidiu reforçar a marcação no meio-campo com três volantes. Fernando Bob, Rodrigo Dourado e Fabinho faziam a proteção, com Seijas na articulação e o ataque formado por Sasha e Vitinho.

O início de jogo se encaixou no estereótipo do Gre-Nal pegado, marcado e pouco jogado. Os dois times batalhavam por espaços e jogavam de intermediária a intermediária. Luan teve boa chance ao entrar pelo lado esquerdo e finalizar por cima. Paulão respondeu com com cabeçada que passou perto do gol de Marcelo Grohe, por cima.

O Inter tinha um pouco mais de posse de bola e, apesar do acúmulo de volantes, tomava a iniciativa. Ainda assim, sem qualquer criatividade. Os lançamentos longos eram abundantes e pouco aparecia o venezuelano Seijas para fazer com que o time colocasse a bola no chão. Já o Grêmio não chegava a repetir as trocas de passe que o caracterizam, mas sua saída de contra-ataque era precisa. Em vez de bolas esticadas para os atacantes, a jogada vinha trabalhada lá de trás.


Foi assim que o time de Roger chegou ao gol de abertura do placar. O lance começou com reclamação colorada: Sasha tentou passar por Giuliano e caiu na disputa. Os colorados protestaram, pedindo falta, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Walace puxou o contra-ataque, acionou Luan, que abriu a jogada para o lado esquerdo. Everton recebeu e chutou cruzado, Muriel rebateu para o meio da área e Douglas completou para o gol, aos 19.


Não demorou para que Argel desmanchasse sua estratégia inicial. Aos 29, Fernando Bob, já com cartão amarelo, deu lugar a Ferrareis. O sistema mudou para o 4-2-3-1, com Ferrareis pela esquerda. Logo em seu primeiro lance, o jovem foi protagonista de mais um lance controverso. Ao disputar uma bola com Jaílson, caiu. Mais uma vez, Dewson de Freitas nada marcou.

Mesmo em vantagem, o Grêmio não deixou de ameaçar. Aos 33, Everton acionou Douglas, que finalizou por cima. O Inter, mais na base de bolas aéreas e rebotes, buscava pressionar. E o jogo tinha seus momentos típicos de clássico, como na áspera discussão de Luan e Artur que rendeu amarelo aos dois. Aos 44, Sasha desperdiçou a última chance do primeiro tempo, após cobrança de escanteio e desvio no primeiro pau que o deixou com liberdade na área, mas o atacante furou na finalização.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Inter fez pressão intensa em busca do empate. Assim como na primeira etapa, não ameaçava em jogadas trabalhadas, mas sim pela insistência dos lados do campo, bolas aéreas e a marcação adiantada que dificultava a saída do rival. O Grêmio marcava com alguma eficiência, mas não conseguia sair de trás.

De tanto martelar, o Inter teve algumas boas oportunidades. Aos 11, Ferrareis bateu de longe, à esquerda de Marcelo Grohe. Aos 14, dois lances em sequência: primeiro, Vitinho entrou a dribles na área e bateu cruzado, a zaga travou e a bola se ofereceu a Sasha, que cabeceou na direção do defensor gremista. No rebote, William acionou Paulão, que feito atacante driblou marcador e chutou na saída de Grohe, à esquerda.

Logo depois, Argel mandou Valdívia a campo no lugar do apagado Seijas. Mesmo assim, aos poucos, a pressão colorada arrefeceu. O Grêmio não chegava a construir chances, mas trabalhava a bola sem ser tão acossado pela marcação do rival.

Aos 28, Argel jogou sua última cartada, sacando Sasha para a entrada de Anderson, ao mesmo tempo em que Bolaños foi a campo para substituir Douglas. Roger ainda tentou renovar o fôlego da marcação com Ramiro e Pedro Rocha nos lugares de Jaílson e Everton.

O Inter insistiu em busca do empate e os minutos finais foram eletrizantes: Vitinho e Dourado tiveram chances claras para empatar, e Luan respondeu em contra-ataque. Mesmo com a pressão vermelha, o Grêmio segurou a vantagem e garantiu a vitória.

Fonte: ZHESPORTES