sábado, 19 de março de 2011

COM APENAS TRÊS TITULARES, INTER ENFRENTA O NOVO HAMBURGO NO BEIRA-RIO



O Internacional entra em campo às 16h deste sábado para enfrentar o Novo Hamburgo em busca de uma vitória para alcançar a liderança da Chave 1 da Taça Farroupilha. Com quatro pontos em duas partidas, os colorados ocupam a segunda posição do grupo. Já o Anilado, que jogou apenas uma partida, empate em 2 a 2 com o São José-PA, ocupa a quinta colocação com um ponto.

Diferente do início do Gauchão, quando atuou com o time B, o Inter coloca todas suas forças neste segundo turno para garantir uma vaga na final do Estadual. Em entrevista após o treino de sexta-feira, o técnico Celso Roth reclamou do calendário. Ele gostaria que a partida fosse no domingo para utilizar a equipe principal. Com o jogo no sábado, apenas três titulares estarão em campo: Lauro, Rodrigo e Guiñazu.

A tarde será para o torcedor colorado conferir a dupla de ataque reserva atualmente, mas que era considerada por muitos como a ideal no início do ano, Fernando Cavenaghi e Rafael Sobis. O argentino foi titular em apenas um jogo e ainda não marcou com a camisa do Inter, enquanto Rafael Sobis, que se lesionou no início da pré-temporada, atuou somente nos minutos finais das partidas contra Ypiranga e Caxias. O técnico Roth destacou a importância dos dois atletas adquirirem ritmo de jogo para a sequência da temporada.

“O que falta para os dois é jogo. Eles estão há muito tempo sem iniciar uma partida. Isso é que falamos para vocês sobre ritmo de jogo. A própria equipe ainda não está com ritmo. Eles são jogadores de qualidade, que treinam juntos e que pretendemos colocá-los para dar um pouco mais de ritmo para eles até para quando precisarmos deles nos jogos, eles estejam numa condição melhor para nos ajudar”, declarou.

- O adversário

O Novo Hamburgo é uma das equipes do interior que mais investiu para esse Gauchão. No entanto, a equipe do Vale dos Sinos não conseguiu passar da primeira fase na Taça Piratini. Para esse segundo turno, além de garantir uma vaga na Série D do Brasileirão, o objetivo é chegar nos mata-matas da Taça Farroupilha.

Para o jogo contra o Inter, o técnico Julinho Camargo conta com o retorno do volante Russo que estava lesionado. Ele entra no lugar de Willian Paulista. O restante do time é o mesmo que empatou com o São José-PA, em 2 a 2, na estreia do Anilado no segundo turno.

> Gauchão
Taça Farroupilha - 3ª rodada

Inter x Novo Hamburgo

INTER
Lauro; Daniel, Rodrigo, Índio e Juan; Wilson Matias, Glaydson, Guiñazu e Andrezinho; Cavenaghi e Sobis.
Técnico: Celso Roth

NOVO HAMBURGO
Eduardo Martini; Bosco, Cláudio Luiz, Lino e Fabinho; Russo, Márcio Han, Eduardinho e Rodrigo Mendes; Michel e Juba.
Técnico: Julinho Camargo

Árbitro: Ronaldo Santos da Silva
Assistentes: José Antônio Filho e Sedenir Martins

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: Sábado, 19 de março de 2011
Horário: 16h

Fonte: www.finalsports.com Por Cristiano Munari/Final Sports

quinta-feira, 17 de março de 2011

INTER JOGA BEM, NÃO DÁ BOLA PARA ALTITUDE E GOLEIA JORGE WILSTERMANN


O Inter goleou o Jorge Wilstermann na noite desta quarta-feira no Estádio Félix Capriles, pela Taça Libertadores da América. Com gols de Leandro Damião, Zé Roberto e Kleber, além do primeiro ter sido contra, o placar de 4 a 1 poderia inclusive ser maior, não fosse o cansaço demonstrado pelo Colorado na segunda etapa, por causa da altitude.

Com a vitória, os gaúchos chegaram aos sete pontos no Grupo 6 e agora torcem por um tropeço do Jaguares contra o Emelec.

A próxima partida na competição sul-americana será contra o mesmo adversário, no Estádio Beira-Rio, dia 30 de março, às 21h50min. Pelo Gauchão, sábado, o jogo será contra o Novo Hamburgo, 16h, no Beira-Rio.

> O jogo



Com sete minutos de atraso porque caía a noite e os refletores não haviam sido acesos no Estádio Félix Capriles, o árbitro Enrique Cáceres apitou o começo da partida. Logo no primeiro ataque, motivado por atuar em casa pela primeira vez nesta Taça Libertadores, o Jorge Wilstermann levou perigo ao goleiro Lauro que fez uma bela defesa no canto direito, após cabeçada de Toscanini com tão somente 36 segundos de jogo.


A velocidade imposta pelo adversário assustou o Inter nos primeiros minutos. Com 3min uma falta ensaiada colocou a bola mais uma vez dentro da área colorada, mas o arqueiro vermelho interveio e segurou firme.

O futebol prega peças muitas vezes inesperadas. Desta forma, surgiu o zagueiro de duas áreas. Após cometer falta boba na intermediária, Zé Roberto foi para a barreira. Isto não impediu que o cruzamento de Ojeda adentrasse a defesa gaúcha e encontrasse Juan Ignacio Brown, que de costas, cabeceou no canto direito de Lauro, traído pela rapidez da jogada: 1 a 0 para o Jorge Wilstermann logo aos sete minutos.

O susto brasileiro durou apenas oito minutos. Em boa jogada pela direita, Nei e Oscar tabelaram, o meia foi até a linha de fundo e cruzou buscando Tinga. Aí que surgiu a referência ao defensor inimigo, porém amigo. O mesmo Brown que abrira o marcador há instante, testou contra o patrimônio e colocou igualdade no escore.

Com mais volume de jogo estava na hora de aparecer a figura do centroavante. E aos 18min ela se fez presente. O cruzamento veio da esquerda através de Guiñazu. Leandro Damião subiu mais alto que seu marcador e cabeceou forte, à esquerda do goleiro Mauro Machado, virando o jogo em Cochabamba.

A equipe de Celso Roth nesta altura do confronto propunha as jogadas e entrava facilmente na defesa boliviana. Assim surgiu o terceiro gol, aos 25min. Leandro Damião em jogada individual avançou pela direita e ingressou na área. O atacante poderia até chutar, mas preferiu ser solidário e pensar no coletivo, encontrando Zé Roberto na pequena área. Este de pé direito apenas empurrou para o fundo da meta do arqueiro adversário: 3 a 1 a favor do Inter e um chocolate nas montanhas.

Mais adiante, 32min, Zé Roberto avançou com velocidade por entre os defensores do Jorge Wilstermann e após driblar três, passou para Leandro Damião, que de perna esquerda girou e bateu no centro do gol, onde estava bem postado o brasileiro Mauro Machado que defendeu com tranquilidade.

O ímpeto boliviano durou apenas até o primeiro gol do encontro. A própria torcida presente nas arquibancadas que entoava cânticos de alento para seu clube decaiu. Desta forma, a única chegada do Jorge Wilstermann depois de estar perdendo foi aos 35min. Luis García pela ponta direita venceu Kleber e rolou para Cristian Machado que chutou forte, contudo sem perigo, longe da meta de Lauro.

Antes do intevalo, com os 45min alcançados, ainda houve tempo para o clima esquentar. Juccelio e Leandro Damião dividiram a bola na intermediária e o atleta colorado sofreu a falta. Empurra-empurra entre os jogadores, Kleber discutindo com os bolivianos, entretanto nenhuma punição foi dada pelo paraguaio que apitava o prélio. Na cobrança, Rodrigo disparou chute forte, totalmente sem direção, servindo também para o encerramento da etapa inicial.

O Inter retornou com Wilson Matias para o segundo tempo na vaga de Tinga. Mais recuado, com a entrada de outro volante, houve uma queda na velocidade colorada, até pela altitude também. Mas aos 8min, com excelente jogada de Oscar, a bola chegou até Zé Roberto que chutou para excelente defesa do gaúcho Mauro. Na sequência, um minuto depois, Leandro Damião perdeu um gol inacreditável. Dentro da pequena área, o artilheiro cabeceou para baixo, cara a cara com o goleiro adversário, mas a bola saiu para tiro de meta. Tem créditos, aliás, muitos créditos o nove alvirrubro.

Visivelmente mais lento, dado o resultado conquistado na primeira etapa e também pela altitude, o comandante colorado chamou Andrezinho para aquecer. Todavia, o goleador Leandro Damião sentiu lesão e pediu para sair. Assim, Cavenaghi ingressou no time com 20min da parte final. Porém, o aquecimento do meia não fora em vão. Oscar sofreu entrada forte logo em seguida, quis voltar, mas Celso Roth preferiu evitar algo mais grave e mandou Andrezinho para o campo.

Com dois minutos das substituições propostas pelo treinador gaúcho, Andrezinho fez boa jogada pelo meio e abriu na esquerda para Zé Roberto que fintou o marcador e ao invés de cruzar para Cavenaghi livre, preferiu chutar direto. Sem direção, a bola saiu à esquerda de Mauro Machado para tiro de meta.

Os protagonistas do lance anterior estavam novamente em cena aos 26min, desta vez pelo lado direito, Zé Roberto recebeu de Andrezinho, cortou o zagueiro e chutou forte. A bola desviou na defesa e saiu para escanteio, passando perto do gol boliviano. Na cobrança, jogada pela esquerda, chegou em Bolatti que chutou fraco e desviado. Já poderia haver goleada a favor do Inter, até porque o Jorge Wilstermann também não levava perigo ao gol de Lauro.

Mosquera, aos 35min, chutou forte e deu um susto em Lauro que caiu atrasado, mas a bola saiu pela linha de fundo. Na continuação, minuto seguinte, Andrezinho começou uma bela jogada lançando Zé Roberto na direita que ganhou na velocidade dos marcadores. O meia esperou a chegada de algum companheiro para seguir a jogada. Desta forma, devolveu para Andrezinho que abriu na esquerda para Kleber. O lateral da entrada da área disparou um torpedo e ampliou a vantagem do Inter. Goleada em Cochabamba: 4 a 1.

Contratado para ser titular e referência, o argentino Fernando Cavenaghi não consegue sequência pelo excelente momento vivido por Leandro Damião. Quando teve a chance de balançar as redes em um jogo fácil, fracassou. Aos 40min, Zé Roberto, um dos destaques da partida lançou o atacante sozinho na entrada da área. Este ajeitou e chutou forte, mas em cima do goleiro Mauro Machado que espalmou para o lado.

Nos minutos finais, somados aos dois de acréscimos, houve a espera pelo último trilar de Enrique Cáceres que encerrou a goleada antes dos 47min previstos.

> Libertadores da América
Grupo 6 - 3ª rodada

Jorge Wilstermann 1 x 4 Inter

JORGE WILSTERMANN
Mauro Machado; Lucas Fernández, Juccelio da Silva, Juan Ignacio Brown e Juan Carlos Ojeda (Mosquera); Cristian Machado, Ezequiel Abregú, Víctor Hugo Melgar (Sánchez) e Oliver Fernández (Fábio Mineiro); Luis García e Jesús Toscanini.
Técnico: Marcelo Neveleff

INTER
Lauro; Nei, Sorondo, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Tinga (Wilson Matias) e Oscar (Andrezinho); Zé Roberto e Leandro Damião (Cavenaghi).
Técnico: Celso Roth

Gols:
Jorge Wilstermann: Juan Ignacio Brown (7min/1ºT)
Inter: Juan Ignacio Brown – contra (15min/1ºT), Leandro Damião (18min/1ºT), Zé Roberto (25min/1ºT), Kleber (36min/2ºT)

Cartões Amarelos:
Jorge Wilstermann: Lucas Fernández, Cristian Machado
Inter: Zé Roberto
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Nicolás Yegros (PAR) e César Franco (PAR)
Local: Estádio Félix Capriles, em Cochabamba na Bolívia
Data: Quarta-feira, 16 de março de 2011

Fonte: www.finalsports.com.br Por Diego Carvalho/Final Sports

quarta-feira, 16 de março de 2011

EM BUSCA DA LIDERANÇA, INTER ENFRENTA O JORGE WILSTERMANN NA BOLÍVIA


O Internacional entra em campo às 19h30min desta quarta-feira para enfrentar o Jorge Wilstermann com o objetivo de recuperar a liderança do Grupo 6 da Libertadores. Para isso, o time do técnico Celso Roth precisa vencer os bolivianos que fazem sua estreia em casa, após duas derrotas fora diante de Jaguares e Emelec. Atualmente, os mexicanos do Jaguares lideram a chave com seis pontos, contra quatro do Inter que vem em segundo, porém com um jogo a menos.

Ainda sem D'Alessandro e Bolívar, que se recuperam de lesão, Roth conta com os retornos de Índio e Nei, que praticamente não participaram dos treinamentos na última semana. Além disso, Kleber e Guiñazu, poupados do jogo contra o Caxias, também têm participação garantida na partida desta noite.

Após especulações em torno de uma formação de meio campo com quatro volantes com a entrada de Wilson Matias no lugar de Oscar, o técnico Celso Roth optou por manter o meia na equipe. O treinador, que havia criticado o jogador de 19 anos após o empate contra o Caxias no último sábado, rasgou elogios ao atleta em sua coletiva desta terça-feira.

“O Oscar está muito bem encaminhado. Quando veio ao Internacional foi com a minha aprovação, ele chegou dias depois de mim e lembro que na contratação, feita pela direção, eu fui consultado mesmo antes de anunciado como treinador do Inter. O grande ponto dele foi a adaptação ao futebol gaúcho, ele teve uma situação de reforço muscular, de saber como é o futebol, de cobrança do treinador. Ele caia muito quando chegou, agora ele permanece em pé, leva a jogada. Ele teve um crescimento muito grande”, declarou.

- O adversário

O Jorge Wilstermann ocupa a lanterna do grupo com duas derrotas em duas partidas. Diante do Internacional, a equipe faz a sua estreia em casa e precisa da vitória para manter as chances de classificação para as oitavas de final, fato aconteceu somente duas vezes na Libertadores, em 1981 e 1999.

O time da cidade de Cochabamba participa pela 16ª vez da principal competição continental. Até agora, venceu 25 partidas, empatou 19 e perdeu 51. Neste ano, o time que disputará a segunda divisão da Bolívia, fez uma parceria com uma empresa argentina. Ao todo são oito jogadores daquele país no elenco, além o treinador Marcelo Neveleff.

> Libertadores da América
Grupo 6 - 3ª rodada

Jorge Wilstermann x Inter

JORGE WILSTERMANN
Mauro Machado; Lucas Fernández, Ignacio Brown e Juccelio Da Silva; Gregorio Abreu, Víctor Melgar, Martín Verón, Cristian Machado e Carlos Ojeda; Luis García e Daniel Toscanini.
Técnico: Marcelo Neveleff

INTER
Lauro; Nei, Rodrigo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Tinga e Oscar; Zé Roberto e Leandro Damião
Técnico: Celso Roth

Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Nicolás Yegros (PAR) e César Franco (PAR)
Local: Estádio Félix Capriles, em Cochabamba na Bolívia
Data: Quarta-feira, 16 de março de 2011
Hora: 19h30min

Fonte: www.finalsports.com.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

EM JOGO EMOCIONANTE, INTER EMPATA COM CAXIAS E DAMIÃO FAZ MAIS TRÊS



Jogo em alta velocidade, eletrizante e empolgante, foi assim o confronto Caxias x Inter na tarde deste domingo, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O empate em 3 a 3 confirmou o excelente momento do centroavante Leandro Damião, autor de todos os gols colorados. Pelo lado grená, Itaqui, Waldison e Éverton deixaram suas marcas. Muita reclamação do time da Serra que não teve uma penalidade marcada a seu favor e viu um dos gols adversário ser marcado em posição irregular. Também é verdade que Zé Roberto desperdiçou um pênalti no primeiro tempo, quando estava 1 a 1.

Na próxima rodada do Gauchão, o Inter recebe no Beira-Rio o Novo Hamburgo, no sábado, às 16h. Antes, pela Taça Libertadores, o Colorado enfrenta o Jorge Wilstermann, na Bolívia, nesta quarta-feira, às 19h30min (de Brasília).

> O jogo

O jogo começou corrido e logo com dez segundos Waldison levava vantagem pela esquerda defensiva do Inter quando foi derrubado na entrada da área por Massari. Na cobrança da falta, a bola sobrou para Lima que perdeu tempo deixando a zaga espanar para escanteio. Na sequência, Lauro saiu mal de sua meta e a cabeçada foi pela linha de fundo. Primeira boa chance do Caxias no princípio do confronto.

Novamente o Caxias atuava em alta velocidade, como fora na final da Taça Piratini, logo aos três minutos, Oscar perdeu uma bola no meio-campo de forma infantil, Waldison deixou Massari na saudade, passou para Lima que rolou para Itaqui. O meia grená teve tempo de ajeitar para o pé esquerdo e disparou um torpedo, ainda antes da meia lua, no canto direito de Lauro, abrindo o marcador no Estádio Centenário.

A defesa colorada parecia assustada com o ímpeto ofensivo do adversário e com oito minutos, Éverton passou por Rodrigo com um balãozinho, colocou na frente e chutou mascado com Sorondo na cobertura. Lauro fez defesa parcial e o uruguaio afastou o perigo. O Inter assistia o Caxias até este instante.

Somente aos 12min ocorreu a primeira chegada colorada. Boa jogada de Oscar que abriu para Tinga. De primeira, o meia colocou em Leandro Damião que na entrada da área, pelo lado direito, chutou forte e André Sangalli fez boa defesa. No contra-ataque, lançamento para Éverton. O atacante ganhou na velocidade da zaga e quando foi driblar Lauro dentro da pequena área levou um toque do arqueiro e foi ao chão. Lance polêmico na partida, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

A falha de Oscar que resultou no gol de Itaqui parecia não ter afetado o meia que aos 18min fez boa jogada pela esquerda e tentou o cruzamento. André Sangalli afastou, no rebote a bola caiu para o próprio jogador que bateu por cima. Dois minutos depois, em jogada individual, o mesmo Oscar avançou pelo lado direito e cruzou para dentro da área. O goleiro bateu roupa e soltou a bola nos pés do oportunista centroavante Leandro Damião que só teve o trabalho de chutar para o fundo da rede, empatando o confronto.

O Inter demonstrou ambição com o gol de empate e foi para cima. Aos 23min, Zé Roberto invadiu a área e dividiu com o zagueiro, sendo derrubado pelo zagueiro Gere. Desta vez, pênalti assinalado. Mas aí veio a remissão de André Sangalli. O próprio jogador que levou a carga, pediu para bater a penalidade máxima e colocou no canto esquerdo do arqueiro grená, que caiu confiante e defendeu firme. Moral recuperado e Caxias no jogo novamente.

Assim sendo, a bola foi reposta por Sangalli na esquerda com Gerley, que ligou Lima. O centroavante caxiense enxergou uma possibilidade boa no ponto futuro e lançou às costas de Massari. Por lá, surgiu Waldison, na velocidade, deixando para trás seu marcador. O jogador dominou e chutou na saída de Lauro para ampliar o placar a favor do time mandante.

A postura do Caxias permanecia a mesma, com rapidez nas jogadas pelos lados e levando perigo a todo momento. Aos 38min, Lima tabelou com Waldison e chutou fraco. Rodrigo afastou. Na continuação, falta na intermediária. Patricio cobrou e Lauro defendeu firme. Jogo de lá e cá, o contragolpe foi alvirrubro e Daniel lançou Tinga. O capitão colorado colocou dentro da área para Leandro Damião, mas Patrício estava presente e colocou pela linha de fundo. Escanteio cobrado por Oscar e Gerley tirou o perigo de vez.

Nos acréscimos do primeiro tempo, o Inter conseguiu o empate. A bola veio cruzada da esquerda e Rodrigo no meio da área, testou forte, para uma defesa sensacional de André Sangalli. No rebote, Leandro Damião, em posição irregular, chutou forte e igualou mais uma vez o escore no Centenário.

Na saída para os vestiários, muita reclamação dos jogadores do Caxias pelo pênalti não marcado em cima de Everton e o segundo gol do Inter, pois havia impedimento.

O técnico Celso Roth modificou sua equipe no intervalo sacando Sorondo e Massari para as entradas de Índio e Juan. A opção foi estritamente tática. Já o Caxias retornou igual para a etapa complementar.

A primeira boa chance do segundo tempo foi do artilheiro Leandro Damião, aos nove minutos, depois de um bate rebate na entrada da área do Caxias, a bola caiu para o atacante que bem posicionado chutou sem direção. Zé Roberto correu atrás dela, mas não alcançou. A resposta Grená veio dois minutos depois com Waldison cruzando para Éverton que cabeceou sobre a meta vermelha.

A intensidade diminuiu nos 45 minutos finais, mas chances de gol ocorreram igual, para ambos os lados. Aos 17min, Lima, sozinho na área, recebeu cruzamento de Itaqui e cabeceou por cima do gol colorado.

Impaciente, a torcida do Inter presente no Estádio Centenário começou a pedir a entrada de Rafael Sobis. O principal escolhido para os apupos das arquibancadas era Zé Roberto. Mas nada de Celso Roth pensar em modificar ainda mais sua equipe. Enquanto isto, aos 23min, Tinga chutou cruzado com efeito e quase virou o jogo. Sangalli espalmou para fora da área. Os efeitos das vaias duraram poucos minutos. Aos 28min, Rafael Sobis entrou na vaga de Zé Roberto e com menos de um minuto dentro de campo, o atacante recebeu passe da esquerda, limpou para a direita e da intermediária deu um petardo para a boa defesa de André Sangalli.

E se o jogo estava mais lento do que no primeiro tempo, a motivação de um jogador em especial permanecia a mesma. Leandro Damião virou a partida. Aos 30min, Oscar cobrou escanteio pelo lado direito de ataque colorado e o centroavante subiu sozinho na risca da pequena área e testou para baixo. A bola caprichosamente bateu na trave e parou no fundo da rede de André Sangalli.

Com a virada no placar, o Caxias perdeu a cabeça dentro de campo e o torcedor grená enfureceu nas arquibancadas. Lima foi expulso aos 34min após cometer falta no zagueiro Índio. O atleta, com a bola rolando, resolveu atravessar o gramado e quase atrapalhou uma jogada de ataque do Inter.

Com um a mais em campo, o Inter deu o jogo como definido e foi displicente para fazer o quarto. Tinga, sozinho, aos 39min invadiu a área e não quis chutar, rolou para Leandro Damião, que chutou prensado com a defesa. E como quem não faz, leva, o contragolpe do Caxias foi mortal. Everton, desde o meio de campo partiu velozmente, invadiu a área a dribles, entortou Juan e Rodrigo, já quase sem ângulo encheu o pé direito para marcar o terceiro gol do time serrano e empatar novamente o placar no Estádio Centenário.

A placar com os acréscimos subiu marcando cinco minutos, para desespero da comissão técnica grená que estava com um a menos em campo.

> Gauchão
Taça Farroupilha – 2ª rodada
Caxias 3 x 3 Inter

CAXIAS
André Sangalli; Patrício (Felipe), Vanderlei, Gere e Gerley; Marcos Rogério, Itaqui, Dê (Zé Carlos) e Waldison (Pedro Henrique); Everton e Lima.
Técnico: Ricardo Cobalchini

INTER
Lauro; Daniel, Rodrigo, Sorondo (Índio) e Massari (Juan); Wilson Matias, Bolatti, Tinga e Oscar; Zé Roberto (Rafael Sobis) e Leandro Damião.
Técnico: Celso Roth

Gols:
Caxias: Itaqui (3min/1ºT), Waldison (26min/1ºT), Éverton (40min/2ºT)
Inter: Leandro Damião (20min/1ºT, 46min/1ºT e 30min/2ºT)
Cartões amarelos:
Caxias: Vanderlei, Itaqui
Inter: Massari, Tinga, Rodrigo
Cartão vermelho:
Caxias: Lima
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Assistentes: Alduino Mocelim e Rafael da Silva Alves
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data: domingo, 13 de março de 2011

Fonte: www.finalsports.com.br Por Diego Carvalho/Final Sports