A partir das 19h30min desta quarta-feira, o Inter tenta dar sequência à sua caminhada de sucesso pós-Copa do Mundo no Campeonato Brasileiro. Desde o encerramento do Mundial da África do Sul, em meados de julho, e já sob comando do técnico Celso Roth, o Colorado disputou nove partidas pela principal competição do país; venceu seis, empatou duas e foi derrotado somente pelo líder Fluminense.
No percurso bem administrado, conquistou a Copa Libertadores, prioridade máxima do primeiro semestre. Na caça ao primeiro lugar da tabela, o time gaúcho enfrenta o Vitória, no Barradão, em Salvador, pela 18ª rodada, e busca manter um dos pilares que sustentam a boa campanha: o retrospecto fora de casa. Em sete jogos longe do Beira-Rio, o Inter venceu quatro.
Atrás do quinto triunfo, Roth convive mais uma vez com dificuldades para escalar a equipe. Se já não contava com o volante Sandro e o atacante Taison, negociados, agora não terá o zagueiro Bolívar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o meia D'Alessandro, que está servindo à Seleção Argentina. O atacante Alecsandro e o volante Guiñazu nem viajaram ao Nordeste, pois ainda recuperam-se de lesões decorrentes da decisão continental diante do Chivas. As constantes alterações nas últimas rodadas, aliás, preocupam o comandante colorado:
“Estamos trocando jogadores a cada partida. Isso me preocupa um pouco, pois não estamos tendo tempo de fortalecer o esquema tático e algumas jogadas de movimentação. Isso prejudica o equilíbrio e o rendimento. Mas vamos ver se fazemos um jogo de superação.”
Se as titularidades de Sorondo e Giuliano estão confirmadas, o companheiro de Wilson Matias no meio ainda é uma incógnita. Derley e Glaydson disputam uma vaga, porém o treinamento recreativo da última terça não deu pistas sobre o escolhido.
Em 4° com 27 pontos, o Inter quer duas vitórias no fechamento do primeiro turno para encostar de vez no líder Fluminense, hoje a dez pontos de distância e com um jogo a mais. Depois dos baianos, o Colorado recebe o Prudente no domingo, na última rodada da primeira parte do Brasileirão.
- O adversário
Sem vencer há dois jogos, o Vitória reencontra sua torcida necessitando dos três pontos para manter o sonho de integrar o G-4. Vice-campeã da Copa do Brasil, a equipe baiana atravessa um momento delicado e um novo tropeço pode significar a aproximação da zona de rebaixamento.
Além disso, o clima no Barradão não é dos melhores. Na reapresentação do elenco na última segunda, após a derrota para o Corinthians em São Paulo no fim de semana, o técnico Toninho Cecílio cobrou comprometimento dos atletas e, dedo em riste, esbravejou com o lateral-esquerdo Egídio.
O atacante Soares, suspenso, não pega o Inter. Kleber Pereira, de passagem apagada pelo Beira-Rio no primeiro semestre, pode ser seu substituto. Já o zagueiro Anderson Martins retorna ao time rubro-negro.
> Campeonato Brasileiro 2010
18ª rodada
Vitória x Inter
VITÓRIA
Viáfara; Eduardo (Gabriel), Wallace, Anderson Martins e Egídio (Eduardo); Vanderson, Ricardo Conceição, Bida e Elkeson (Renato); Henrique (Kleber Pereira) e Júnior
Técnico: Toninho Cecílio
INTER
Renan; Nei, Sorondo, Índio e Kleber; Wilson Matias, Glaydson (Derley), Tinga, Giuliano e Rafael Sobis; Leandro Damião.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Assistentes: João Bourgalber Nobre Chaves (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: quarta-feira, 1° de setembro de 2010
Horário: 19h30min
Fonte:
http://www.finalsports.com.br/
Por Guilherme Araujo/Final Sports - Foto: Alexandre Lops/AI Inter