sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Inter perde para o Fortaleza, mas se classifica às quartas de final da Copa do Brasil

Time de Celso Roth foi derrotado por 1 a 0 no Castelão
Foto: Ricardo Duarte/Inter, Divulgação


O Inter do Brasileirão se apresentou na Copa do Brasil, na Arena Castelão e, apesar de uma vez mais mostrar um futebol abaixo da crítica, a equipe de Celso Roth avançou às quartas de final do torneio mesmo perdendo por 1 a 0 para o Fortaleza, clube que briga para ascender à Série B nacional. A vitória colorada por 3 a 0 no jogo de ida, no Beira-Rio, assegurou a vaga do Inter à próxima fase. Na manhã desta sexta-feira, a CBF sorteará os confrontos e os locais dos mata-matas da Copa do Brasil, cujas partidas serão disputadas nos dias 28 de setembro e 19 de outubro.

Mesmo com oito modificações na equipe, que deixaram o Inter mais "cascudo", com os ingressos de Ceará, Alex, Anderson e Seijas, a equipe de Celso Roth seguiu produzindo quase o mesmo que no Brasileirão: quase nada. O primeiro lance do jogo foi emblemático, um aviso. Pressionado, no campo de defesa do Inter, Anderson entregou a bola para Juninho, que avançou alguns passou e bateu para fora.

A sequência do Inter tentando ir ao ataque foi uma série de passes errados e nenhum avanço ao gol dos donos da casa. Aos 13 minutos, o Fortaleza ganhou confiança e percebeu que era possível vencer. Atacando sempre pelo lado direito da defesa colorada, Juninho encontrou Éverton dentro da área, que bateu forte, acertando a trave do já batido goleiro Danilo Fernandes. Na sequência do lance, Éverton insistiu pelo lado de Ceará, cruzou sem problemas para a pequena área, Paulão se atirou contra a bola, não conseguiu cortar e viu Daniel Sobralense ganhar na corrida de Eduardo e empurrar para o gol. O Fortaleza, time que disputa a Série C, tem uma folha de R$ 1,2 milhão ao mês, e que sonha chegar à segunda divisão, estava vencendo o Inter.

Aos 33 minutos, a grande chance do Inter no primeiro tempo: Gustavo Ferrareis, em jogada individual, driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo e acabou cruzando para apequena área, onde não havia ninguém de uniforme branco. Essa semi-conclusão foi a mais aguda do Inter na primeira etapa. Dos 34 minutos aos 45 minutos, o que se seguiu foi uma sucessão de passes errados, zagueiros saltando sem encontrar a bola e mais três finalizações do Fortaleza, com defesas de Danilo Fernandes. O Inter se classificava graças aos 3 a 0 de Porto Alegre.

– O nosso alerta está ligado. Futebol é psicológico. A gente não pode deixar que eles ganhem confiança. Temos de manter a bola, pois como o campo é muito largo, eles abrem muito a bola – advertiu o lateral-esquerdo Alex, no intervalo.

No segundo tempo, precisando apenas manter o resultado para se classificar às quartas de final da Copa do Brasil, o Inter tratou de manter uma postura mais defensiva, a fim de evitar que o Fortaleza pressionasse em busca de mais dois gols. Com quatro minutos, Celso Roth já demonstrava contrariedade no banco de reservas. Caminhava de um lado para o outro, esbravejava, até que mandou todos os reservas para o aquecimento.

Com o Fortaleza tentando pressionar, o Inter buscava os contra-ataques. Mas seguia sem chutar a gol. Aos 37 minutos, um retrato da falência defensiva colorada: bola cruzada na área, Eduardo não sai do chão, Anselmo se antecipa a Paulão e cabeceia para grande defesa de Danilo Fernandes.

O Inter escapou de levar pelo menos mais três gols do Fortaleza. Difícil imaginar a equipe avançando às finais da Copa do Brasil. Mais difícil ainda imaginar como o Inter enfrentará o Atlético-MG, neste domingo, na Arena Independência, em seu retorno ao Brasileirão.

Fonte: *ZHESPORTES

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Depois de perder em casa para o Vitória e se complicar no campeonato. Inter perde para o lanterna América-MG e afunda no Z-4

Colorado jogou muito mal e levou gol nos últimos minutos


Foto: Ricardo Duarte/Inter, Divulgação


Em um jogo de futebol sofrível, que dignificou o Z-4, o Inter conseguiu perder para o lanterna do Brasileirão, o América-MG, por 1 a 0, e não parece crível que consiga escapar da segunda divisão. Com o resultado, o time de Celso Roth ocupa a antepenúltima colocação no campeonato, dois pontos atrás do Vitória, o primeiro clube e escapar do descenso no momento.

Nesta quinta-feira, o Inter voltará à Copa do Brasil, realizando o jogo de volta, contra o Fortaleza, no Castelão (o Inter venceu o jogo de ida por 3 a 0). No domingo, de volta ao Campeonato Brasileiro, um problemão: o Atlético-MG, de novo em Belo Horizonte.

Em um cenário deprimente, com a Arena Independência quase vazia, arquibancadas que faziam eco nos poucos gritos da torcida, tendo o América-MG, o lanterna do Brasileirão, como adversário e jogando em uma segunda-feira à noite, o Inter tentou adotar uma postura mais agressiva do que em recentes rodadas do Brasileirão. Minutos antes da partida, o time mineiro perdeu o goleiro titular. João Ricardo sentiu uma lesão no aquecimento e foi retirado do jogo.

E a tática de rechear o meio-campo com três volantes deu resultado no início da partida. Sob chuva, e com menos de cinco minutos de jogo, o Inter já tinha duas boas conclusões a gol, uma com Valdívia, outra com Fabinho. Mas foi apenas impressão. A partir dos 10 minutos, os donos da casa passaram a mandar no jogo. O América começou a pressionar o Inter, que se defendia e tentava sair em contra-ataques.

O restante do primeiro tempo foi uma agressão ao bom futebol. O meio-campo do Inter não criava absolutamente nada e, pasmem, dependia de Fabinho para sair jogando. Valdívia tentava levar o time ao ataque em improdutivos lances individuais. E o América, virtualmente rebaixado, seguia superior no Independência.

Aos 34 minutos, Leandro Guerreiro (titular do Inter em 2000) por pouco não marcou. Matheusinho, que substituiu ao lesionado Osman, bateu rente à trave, aos 39. O Inter voltou ao ataque. William tentou cruzar, a bola desviou em um marcador e foi na direção do gol — para a defesa de Fernando Leal. O final do primeiro tempo surgiu como um alívio para quem gosta de futebol.

— Estamos ansiosos e com receio de errar. Não conseguimos criar muito. É um jogo de bolas paradas — disse Sasha, no intervalo.

Na segunda etapa, Roth voltou com a mesma formação. Parecia acreditar em um plano tático que deu em nada no primeiro tempo. O Inter, então, precisou de 20 minutos para conseguir a primeira conclusão em direção ao gol. Em cobrança de escanteio, Sasha bateu rasteiro e Fernando Leal defendeu no chão. Em seguida, Ernandes, de cabeça, por pouco não marcou para os mineiros.

Na área técnica, Celso Roth ora caminhava de lado a lado, ora ficava escorado na casamata. Foi de onde ele viu Ernandes bater de fora da área e acertar o travessão. Aos 30 minutos, enfim, uma troca no Inter. Entrou Seijas, saiu Anselmo — porque pediu a substituição, com cãibras. Depois, Nico López foi a campo. Mas nem mesmo eles conseguiram evitar a pressão do América. Ernandes ainda teve duas chances para marcar. Aos 44, o último suspiro do Inter. Em jogada de William, Nico recebeu na entrada da área e bateu fraco. O goleiro defendeu e, no contra-ataque, o América marcou o gol que pode ter enterrado o Inter. Matheusinho cruzou na área, Maicon desviou de cabeça e a bola encobriu Danilo Fernandes, que estava mal posicionado. Gol. O América bateu o Inter e obteve apenas a sua quarta vitória no campeonato.

O Inter pode sobreviver ao rebaixamento, afinal, restam 12 rodadas. Mas o futebol apresentado até aqui está com cara de Série B. Esse Inter já parece ter abraçado a segunda divisão.

Fonte: *ZHESPORTES