segunda-feira, 8 de maio de 2017

Inter superado nos pênaltis pelo Novo Hamburgo

O Internacional lutou até o final, mas não conseguiu conquistar pela sétima vez consecutiva o título gaúcho. Após empate em 1 a 1 no tempo normal com o Novo Hamburgo - o time colorado saiu atrás no placar e buscou o empate com Rodrigo Dourado -, acabou sendo derrotado por 3 a 1 nas penalidades máximas, na finalíssima disputada na tarde deste domingo, no Centenário, em Caxias do Sul.

Agora, o Inter mira as disputas do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Primeira Liga. A estreia no campeonato nacional é contra o Londrina, no sábado (13/5), fora de casa. Os duelos com o Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa, serão nos dias 17, em São Paulo, e 31, no Beira-Rio. Pela Primeia Liga, o próximo compromisso é somente em agosto, pelas quartas de final.

Foto: Ricardo Duarte



Danilo Fernandes reassume titularidade

Nas últimas semanas, o Inter enfrentou problemas com seus goleiros. Todos os três inscritos, Danilo Fernandes, Marcelo Lomba e Keiller, sofreram lesões, deixando o time com carência na posição. Porém, de todos, Danilo - no estágio final de recuperação de uma pequena fratura no pé - era o que reunia as condições mais satisfatórias para atuar dadas as circunstâncias. O camisa 1 passou por revisões médicas, fez testes na véspera do jogo e acabou liberado para ir a campo na decisão do título. Marcelo Lomba, que recupera-se de uma lesão muscular, ficou no banco de reservas, uma vez que Keiller, com uma luxação no cotovelo, não poderá jogar pelos próximos três meses.

Gol contra complica a vida colorada

Nos primeiros movimentos da partida, o Novo Hamburgo procurou apertar a saída de bola colorada. Logo aos 2min, criou boa chance, com João Paulo cabeceando, da pequena área, para fora. Aos 7min, Nico López cruzou e Brenner tentou a finalização, mas foi agarrado por Léo no interior da área. O árbitro, porém, não viu pênalti no lance. Aos 9min, D'Alessandro cobrou falta e Matheus fez boa defesa para escanteio.

O time do Vale do Sinos seguiu apostando na bola aérea, uma das suas principais armas. Aos 21min, Assis cruzou e, na tentativa de fazer o corte, Ernando acabou marcando gol contra. O Inter foi em busca do empate, mas tinha dificuldade na criação ofensiva. Aos 35min, Nico López disparou o chute de fora da área e a bola saiu pela linha de fundo. Tudo ficaria para o segundo tempo.

Inter joga melhor no 2º tempo e busca empate com Dourado

No intervalo, Carlos entrou no lugar de Ernando para reforçar o ataque. Quando o jogo recomeçou, o Inter foi com tudo para cima. Aos 3min, depois de bate-rebate no interior da área do Nóia, Rodrigo Dourado encheu o pé para empatar a finalíssima! Foi o terceiro gol do volante no Gauchão.

Com intensa movimentação ofensiva, o Colorado não deixava o adversário respirar. Aos 10min, D'Ale bateu falta, Matheus defendeu parcialmente e William tentou o chute. A bola ficou pipocando na área e João Paulo conseguiu afastar. Aos 17min, Carlos bateu por cima do travessão, com perigo. Aos 21min, foi a vez de D'Alessandro concluir sobre o gol. Aos 39min, Valdívia, que havia entrado no lugar de Edenilson momentos antes, chutou para a defesa de Matheus. O Inter pressionou até o final do tempo normal: aos 45min, D'Ale lançou William, que só não fez o gol porque Matheus saiu com qualidade em seus pés.

Mais uma decisão nos pênaltis

Pela terceira vez em 18 dias, também havia enfrentado a mesma situação contra o Corinthians, na Copa do Brasil, e diante do Caxias, pela semifinal do Gauchão, o Inter teve que decidir nas penalidades máximas.

Coube a D'Alessandro a primeira cobrança, mas o capitão acertou o poste. João Paulo converteu para o Nóia. Víctor Cuesta acertou o travessão na segunda tentativa. Léo também chutou no travessão pelo lado adversário. O terceiro chute colorado, feito por Nico López, foi defendido por Matheus. Júlio Santos fez 2 a 0 para o Novo Hamburgo. William descontou para o Inter no quarto tiro. Porém, Pablo converteu sua cobrança e garantiu o primeiro título estadual da história do Novo Hamburgo.

"Temos que sair de cabeça erguida, pois chegamos até a final", disse Danilo Fernandes ao final da decisão.

Ficha técnica:

Novo Hamburgo (1)(3): Matheus; Léo, Júlio Santos, Pablo e Assis (Léo Carioca); Amaral, Jardel, Preto e Juninho; Branquinho (Lucas Santos) e João Paulo. Técnico: Beto Campos.

Internacional (1)(1): Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Víctor Cuesta e Ernando (Carlos)(Diego); Rodrigo Dourado, Edenilson (Valdívia), D'Alessandro e Uendel; Nico López e Brenner. Técnico: Antônio Carlos Zago.

Gols: Ernando (contra, NH), aos 21min do primeiro tempo, Rodrigo Dourado (I), aos 3min do segundo tempo.

Cartões amarelos: D'Alessandro (I); Pablo, Júlio Santos (NH).

Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Rafael Alves e Élio Nepomuceno.

Local: Centenário, em Caxias do Sul.

Fonte: Site Oficial do INTER.