segunda-feira, 2 de maio de 2016

Com belo gol de Andrigo, Inter faz 1 a 0 no Juventude e larga em vantagem na final do Gauchão

Mesmo com Vitinho expulso na etapa final, Colorado conseguiu segurar o placar
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
O Inter conseguiu um grande resultado em Caxias do Sul. Mesmo com um homem a menos durante boa parte do segundo tempo, o time de Argel Fucks venceu o Juventude por 1 a 0, neste domingo, e abriu vantagem na disputa pelo título do Gauchão 2016. Andrigo fez o gol — um golaço — ainda no primeiro tempo, e a marcação colorada funcionou bem na etapa final, quando Vitinho foi expulso. Foi o quinto jogo seguido do Colorado sem sofrer gols. E agora um empate no próximo domingo basta para garantir o hexa estadual.

O Juventude saiu com a bola e tomou a iniciativa nos primeiros momentos. Com menos de dois minutos, Roberson perdeu uma grande chance: ele recebeu à frente da pequena área uma bola vinda da lateral, girou sobre Paulão e bateu por cima do gol de Alisson. A tentativa de resposta colorada veio logo na sequência, com escanteio cobrado por Andrigo, que a zaga afastou.

Aos 10 minutos, Alisson precisou trabalhar pela primeira vez: em saída rápida da zaga, Roberson recebeu na intermediária e arriscou o chute de longe, com força. O goleiro colorado encaixou firme e não deu rebote.

Andrigo foi o grande desafogo colorado no primeiro tempo. As melhores chances vieram de iniciativas individuais do camisa 20, que conseguiu levar vantagem sobre a marcação até entrar na área — aí, invariavelmente, era bloqueado pela defesa e não chegava a concluir a gol. Aos 18, o Inter criou sua melhor oportunidade de gol. Em saída rápida, Vitinho recebeu pela esquerda e pedalou para cima da marcação até entrar na área e chutar cruzado, buscando Sasha, que veio por trás da zaga e chegou atrasado na hora de concluir.

E na segunda chance, o gol. Aos 21 minutos, novamente em um contra-ataque rápido, Vitinho encontrou Andrigo na intermediária. Marcado por Lucas, que já tinha amarelo, o meia ganhou na velocidade e, na entrada da área, acertou um belo chute no ângulo de Elias para abrir o placar.

Empurrado pela torcida, o Juventude não sentiu o gol. E quase chegou ao empate aos 26: Hugo recebeu na frente da área, livre de marcação, mas Alisson fez um milagre e desviou o chute por sobre o travessão. Dez minutos depois, Anderson foi obrigado a parar Roberson com um puxão, dentro da meia lua, para evitar a conclusão do camisa 9 — e levou amarelo de Leandro Vuaden pela falta. Na cobrança, Itaqui tomou enorme distância para tentar o chute forte, mas carimbou a barreira.

O segundo tempo começou com o Inter disposto a ampliar sua vantagem. Com menos de um minuto, Sasha recebeu na entrada da área e tocou para Andrigo, que deixou para Vitinho. O atacante chutou com força, de perna direita, para grande defesa do goleiro Elias, que mandou para escanteio. O Juventude assustou aos 5 minutos: Hugo recebeu na esquerda e, meio chutando, meio cruzando, mandou para a área. Bruno Ribeiro, no meio do caminho, desviou de cabeça e quase encobriu Alisson, mas a bola acertou o ferro que sustenta a rede.

O Juventude chegou com força aos 16 minutos — e em um lance para lá de polêmico: após bate-rebate dentro da área, Hugo pegou a sobra e chutou em cima de Ernando. Os jogadores e a torcida do Juventude reclamaram muito de pênalti, alegando que o zagueiro colorado teria usado o braço para bloquear a jogada. Foi o melhor momento do Ju na partida. O time de Antônio Carlos conseguiu manter a posse de bola e aumentou a pressão sobre o Inter, que precisou apelar para faltas perto da área. As conclusões e cruzamentos, porém, sempre pararam na defesa.

E aí Vitinho aprontou. Aos 20 minutos, ele fez uma falta no campo de defesa, levou cartão amarelo e reclamou muito de Vuaden. Dois minutos depois, o camisa 11 acertou um chute desnecessário em Wanderson, no campo de ataque do Inter, e levou o segundo amarelo. É um desfalque importante para Argel na finalíssima do próximo domingo.

Mesmo com um homem a mais, o Ju não conseguiu chegar com perigo ao gol de Alisson. O goleiro colorado foi ajudado pela boa jornada de Ernando e Paulão, que pararam todos os ataques alviverdes. A melhor chance veio aos 46, com falta de Ernando em Roberson na meia-lua. Mas o chute de Hugo desviou na barreira e saiu para fora. E o Inter levou a vitória a Porto Alegre.

Fonte: *ZHESPORTES