O
Internacional conquistou a vaga na decisão do primeiro turno do
Campeonato Gaúcho com certo sufoco, mas também sem muito esforço. Na noite desta quinta-feira, no estádio Beira-Rio, o Colorado derrotou o Novo Hamburgo por 2 a 0, com gols de Nilmar e D'Alessandro, e agora espera o adversário do jogo desta sexta, às 19h30m (de Brasília), entre
Grêmio e Veranópolis, no Olímpico. A
equipe tricolor vai poupar os titulares, que empataram sem gols com o Universidad de Chile, na última quarta, na estreia da
Libertadores, e escalar um time praticamente todo reserva.
A decisão da Taça Fernando Carvalho - nome do troféu dado ao campeão do turno - será neste domingo, às 16h, mais uma vez no Beira-Rio, já que o Inter fez a melhor campanha até agora. A má notícia fica por conta de D'Alessandro, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da final. Em caso de empate, a decisão na vaga na finalíssima do Estadual será nas cobranças de pênaltis. O segundo turno já começa na próxima quarta-feira.
Muitos amarelos, poucos chutes
A partida começou tensa, com as duas equipes tendo dificuldades para criar as jogadas e abusando dos erros de passes e finalizações. Além disso, os times se estranharam em campo, resultando em seis cartões amarelos aplicados pelo árbitro Carlos Eugênio Simon (no jogo todo, foram oito). O técnico do Anilado, Paulo Turra, teve que sacar o zagueiro Micael aos 22 minutos de jogo, pois ele já tinha sido advertido e continuava abusando das faltas. E D'Alessandro, após discutir com Willian Feijó, recebeu seu terceiro cartão amarelo e está suspenso para a final de domingo,
O primeiro lance de real perigo foi aos 28, com o meia argentino cruzando na área para ninguém completar. Aos 31, aconteceu a única conclusão em que a bola poderia mesmo ter entrado. Nilmar apareceu livre, driblou dois e concluiu dando um toque leve, por cobertura, que passou do lado esquerdo do goleiro Flávio. Aos 47, o camisa 9 colorado reapareceu de cara para o gol, mas chutou em cima do arqueiro azul, que segurou bem.
Taison acorda, e Nilmar marcaAs duas equipes voltaram para o segundo tempo com comportamento semelhante ao do primeiro, mas o time anilado passou a tomar atitudes mais ofensivas, principalmente com o atacante Jandson. Aos sete, ele invadiu a área colocada pela esquerda, mas foi bem desarmado por Sandro. Logo em seguida, cabeceou um cruzamento pela direita, obrigando o goleiro Lauro a fazer uma difícil defesa.
O técnico Tite trocou Magrão por Andrezinho logo aos dez minutos. E realmente o time ficou mais solto em campo. Aos 15, a revelação Taison recebeu de D'Alessandro pela direita e tocou para Nilmar desperdiçar mais uma boa chance. Até que, aos 16, após um chuveirinho na área, Kleber tocou de costas para o camisa 9 desta vez encher o pé e fazer 1 a 0, para alívio dos torcedores no Beira-Rio. Foi o quarto gol de Nilmar no Gauchão.
D'Ale fecha o jogo
O Novo Hamburgo continuou atento e, aos 19, Lauro teve que trabalhar de novo ao defender um chutaço do zagueiro Paulo César de fora da área. Taison quase aumentou aos 20, tentando encobrir Flávio, que se recuperou e fez linda defesa. Aos 35, Nilmar ainda desperdiçou mais uma chance, após recuo errado de Luiz Henrique. Flávio salvou de novo. Até que aos 44, Alecsandro foi derrubado na área por Paulo César. D'Alessandro cobrou e fechou o placar
Depois de dois Estaduais sem Gre-Nal, a edição de 2009 pode ter o seu segundo clássico gaúcho neste domingo. Agora, só depende dos reservas do Grêmio.
Ficha técnica:INTERNACIONAL 2 x 0 NOVO HAMBURGO
INTER Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão (Andrezinho), Guiñazu e D’Alessandro; Taison (Giuliano) e Nilmar (Alecsandro). Técnico: Tite
N. HAMBURGO Flávio, Paulo César, Micael (Emerson) e Luís Henrique; Eder, Chicão, Willian Feijó (Vinícius), Mateus (Gilian) e João Paulo; Flaviano e Jandson.Técnico: Paulo Turra.
Gols: Nilmar aos 16 minutos, e D'Alessandro, aos 45 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Kleber, D’Alessandro e Sandro (Internacional); Micael, Paulo César, Willian Feijó, Luís Henrique e Chicão (Novo Hamburgo).
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Data: 26/02/2009. Horário: 19h30m (de Brasília). Árbitro: Carlos Eugênio Simon. Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison e João Lúcio de Souza Júnior.