quarta-feira, 23 de maio de 2012

ATAQUE FUNCIONA E INTER VENCE O CORITIBA, NA ESTRÉIA DO BRASILEIRÃO

A estreia que o torcedor queria. Vitória, bom futebol em alguns momentos, e gols dos atacantes. O Inter fez 2 a 0 no Coritiba, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, na abertura do Campeonato Brasileiro para gaúchos e paranaenses.


O próximo compromisso colorado é no sábado, às 18h30min, no Engenhão, contra o Flamengo. A vitória deixou o Inter no segundo lugar.

O jogo

Como manda a cartilha do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, o mandante precisa fazer os pontos em casa. Introjetado na cabeça dos jogadores colorados, esse pensamento foi colocado em prática no primeiro tempo. Logo nos primeiros minutos, o Inter enfileirou rondadas à área coxa branca. Aos 4, Damião recebeu de Dátolo, cruzou, mas Dagoberto não alcançou no meio.

O ímpeto foi premiado logo aos 9 minutos. E a torcida também foi, porque a jogada de Leandro Damião foi plástica. O centroavante recebeu na meia-lua. Dali, tentou a finalização, que acertou Démerson. O rebote ficou com ele, que com um tapa jogou a bola por um lado de Emerson, e a buscou pelo outro – a chamada meia-lua. De frente para Vanderlei, o arremate saiu alto, forte, e morreu nas redes.

Mesmo com o 1 a 0 a favor, o Inter manteve-se no ataque, dentro do campo do Coritiba. Os paranaenses, por sua vez, não mudaram sua postura, e apostavam nos contra-ataques. Aos 15, quase deu certo. Dagoberto errou passe na intermediária, e a bola ficou com Anderson Aquino, aberto pela direita. O atacante avançou e serviu Renan Oliveira às costas de Nei, já no território de Muriel. Mas o meia desperdiçou a chance.

Taticamente, o Inter mudou com o retorno de Dagoberto ao time titular. O atacante esteve ao lado de Leandro Damião, e não mais em uma linha de três meias, no 4-5-1 habitual. Oscar se posicionou pela direita, e Dátolo na esquerda. Assim, o atacante flutuava e se aproximava dos dois meias.

Em algumas situações, o sistema defensivo colorado se mostrou falho. O Coritiba tinha certa liberdade para efetuar sua transição ofensiva e chegar ao gol de Muriel. Aos 28, Junior Urso cruzou fechado e o camisa 1 vermelho segurou firme. Um minuto depois, Anderson Aquino desviou balão de Vanderlei e a bola ia ficando para Renan Ribeiro, livre, não fosse um toque sutil de Rodrigo Moledo pela linha de lado.

No ataque, porém, o Inter impunha seu estilo de jogo, técnico e de toque de bola. Foi assim que ampliou o placar: Dátolo e Dagoberto trocaram passes pela meia esquerda. A tabela chegou em Leandro Damião, dentro da área. O 9 fez o pivô, girou e serviu o colega de ataque. Dagoberto bateu firme para colocar o 2 a 0 no placar eletrônico do Beira-Rio aos 39 minutos. Antes do apito final do primeiro tempo, Everton Costa ainda conseguiu superar Muriel, ao desviar chute, mas o lance foi anulado por impedimento do atacante.

Marcelo Oliveira não perdeu tempo. Trocou logo dois no intervalo, e colocou mais velocidade no time com Everton Ribeiro no lugar de Aquino. Willian deu espaço a Sergio Manoel. E melhorou a equipe. Até pela necessidade do resultado, avançou e fez como o Inter na primeira etapa: foi atuar no campo do rival.

O Inter diminuiu o ritmo. Chegou com Leandro Damião aos 7 minutos, quando o centroavante brigou com Demerson e, de carrinho, desviou antes da saída de Vanderlei, pela linha de fundo. No outro lado do campo, o Coritiba rondava a área vermelha. Só chegou com perigo aos 18, depois de tabela na entrada da área. Lincoln driblou Moledo e chutou de esquerda, mas Muriel espalmou.

Sem marcar, Marcelo Oliveira tentou utilizar a figura do centroavante fixo na área, com Marcel. Mas o Coritiba não levantou bolas na área colorada, a exceção de faltas laterais, e não assustou. Com escapadas de Dagoberto, o Inter melhorou no jogo. Aos 32, teve chance de fazer o terceiro gol com Oscar e Elton, ambos na frente de Vanderlei, em jogadas com participação do atacante.

No final do jogo, João Paulo ainda quase marcou um gol olímpico, aos 38. Até o apito que encerraria a partida, o Coritiba ficou controlado pelo Colorado, que estava mais perto de fazer o gol do que o adversário. Damião, aos 39, acertou o travessão, em giro no meio da zaga.

> Campeonato Brasileiro
1ª rodada
Inter 2 x 0 Coritiba

INTER

Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Guiñazu, Oscar e Dátolo (João Paulo [Bolatti]); Dagoberto (Marcos Aurélio) e Leandro Damião.
Técnico Dorival Júnior

CORITIBA

Vanderlei; Gil, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian (Sergio Manoel), Júnior Urso, Renan Oliveira (Marcel) e Lincoln; Anderson Aquino (Everton Ribeiro) e Everton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira

Gols:
Inter: Leandro Damião (9min/1ºT), Dagoberto (39min/1ºT)
Cartões amarelos:
Inter: Dátolo, Leandro Damião, Dagoberto, Oscar
Coritiba: Lucas Mendes, Lincoln, Emerson
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (aspirante Fifa)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (aspirante Fifa/ES) e José Maciel Linhares (ES)
Público: 22.039
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: Domingo, 20 de maio de 2012

Fonte: http://www.finalsports.com.br/










Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTA POSTAGEM