sábado, 16 de fevereiro de 2013

MENU PARA DUNGA: POSIÇÃO POR POSIÇÃO, CONFIRA AS ALTERNATIVAS PARA O TREINADOR


Clube vive momento de avaliação da qualidade do elenco montado para 2013

Dunga afirmou, nesta sexta-feira, que ainda não decidiu o time que enfrentará o Cruzeiro-POA, domingo, às 16h, em Canoas. A tendência é que dê oportunidade a alguns reservas, para que possa observá-los mais de perto. A necessidade de avaliar as opções mostra que o momento do Inter é de mensurar a qualidade do elenco. Posição por posição, confira as alternativas do grupo de jogadores à disposição do treinador.

Uma afirmação e algumas dúvidas no gol

Muriel deixou de ser revelação e é um goleiro afirmado no Inter. A titularidade é garantida não só pelo desempenho, mas também por dúvidas que pairam sobre seus companheiros de posição. Agenor mostrou-se inseguro nas oportunidades que recebeu. Lauro retornou após passagem com bons momentos, mas marcada por erros importantes que precipitaram sua saída.

Outras opções:

— Alisson: irmão de Muriel, costuma se destacar nos treinamentos.

Quatro alternativas para as laterais

As contratações para a lateral direita deixaram o Inter com duas opções para cada lado do campo. Gabriel teve boas atuações no início do ano e deve ser o titular. Hélder fez bons treinos na pré-temporada, mas não repetiu o desempenho quando entrou em campo. Na esquerda, a lesão de Kleber, que o deixará de fora até março, deu chance a Fabrício, um dos destaques do início de temporada.

Outras opções:

— Cláudio Winck: formado nas categorias de base, o lateral direito está com o time sub-23.

_ Raphinha: atuou nas primeiras rodadas do Gauchão, com boas atuações pela esquerda. Sofreu lesão e para por seis meses.

Na zaga, três nomes para dois lugares

Rodrigo Moledo, Índio e Juan devem brigar por duas vagas na defesa titular em 2013. A julgar pelos primeiros treinos da pré-temporada, Moledo e Juan têm a preferência de Dunga, mas não puderam atuar juntos por conta de um desconforto muscular que deixou Juan de fora. Índio não aproveitou o momento por um problema no joelho que forçou uma cirurgia no local. As alternativas incluem Ronaldo Alves, que tem aproveitado as oportunidades como titular. Jackson, de boas atuações em 2012, sofreu uma entorse no joelho esquerdo.

Outras opções:

— Alan: tem boa velocidade para um jogador de sua altura (1m94cm).

— Romário: com passagens por seleções brasileiras de base, tem bom passe na saída de bola.

Volantes: titulares eficientes e reservas negociáveis

Em meio a reforços badalados como Juan e Forlán, Ygor foi a contratação que melhor rendeu em 2012. A lesão na panturrilha, sofrida durante a pré-temporada, o impediu de formar a dupla de volantes com o recém-chegado Willians, contratado para o lugar de Guiñazu e de grandes atuações no início do ano. As alternativas são escassas. Josimar e Elton, reservas imediatos, quase foram incluídos em negociações. O Inter pode trazer um jogador para a posição até o início do Brasileirão, já que a investida por Fellipe Bastos fracassou.

Outras opções:

— Augusto: volante de chegada forte ao ataque e boa movimentação em campo. Destaque na vitória sobre o Cerâmica.

— Rodrigo Dourado: jovem de bom posicionamento e com eficiência no passe.

O curinga

A grande discussão tática do início de ano envolve a posição de Fred: ele é volante ou meia? O que não se discute é a titularidade do jovem de 19 anos, que firmou-se com Fernandão no ano passado e impressiona por sua regularidade. As primeiras partidas do ano, em que atuou na segunda função do meio, mostraram sua disciplina para guardar a posição e não desguarnecer a defesa. De volta à meia por conta da lesão de Dátolo, foi o jogador ousado e ofensivo do ano passado, chegando à área com frequência.

A articulação em pés estrangeiros

O início do ano mostrou que é possível formar a dupla de meias com D'Alessandro e Dátolo. Há evidente evolução do camisa 10 e capitão escolhido por Dunga. Seu compatriota e parceiro na articulação teve o bom momento interrompido por uma lesão muscular na coxa esquerda. Apesar do rendimento satisfatório, seu aproveitamento é posto em dúvida pelo longo histórico de problemas médicos. Os reservas imediatos não dão segurança de uma reposição à altura. João Paulo treina bem, mas teve maus desempenho diante do Lajeadense. Outro de atuação ruim em Lajeado foi Vitor Júnior, um dos reforços para a temporada.

Outras opções:

— Lucas Lima: aproveitado por Fernandão no ano passado, teve boas atuações com o time sub-23 no início do Gauchão.

— Otávio: outro que teve bons momentos em 2012, é driblador e pode atuar como segundo atacante.

Estrelas titulares na frente

O melhor jogador da Copa de 2010 e o artilheiro da última Olimpíada são os componentes da dupla de ataque. O problema é que Forlán e Damião já estavam no Inter em 2012, quando seus desempenhos foram abaixo do esperado. O uruguaio parece estar mais adaptado ao clube e as primeiras atuações de 2013 prometem. Damião livrou-se recentemente de um longo período sem gols, o que pode indicar o retorno da boa fase. Entre os reservas, Rafael Moura, ainda em recuperação de cirurgias nos tornozelos, aparece como alternativa principal a Damião. Gilberto, que retornou ao clube, não teve bom desempenho no início de ano.

Outras opções:

— Nathan: atacante rápido e com finalização precisa, destaca-se nos treinamentos.

— Maurinho: veloz e driblador, aproveitou bem as oportunidades no início de 2013.

Quem não estreou

O único reforço para a temporada que ainda não foi testado é Caio. Atacante de velocidade, ele recupera-se de uma lesão no quadril.

Fonte: ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTA POSTAGEM