quinta-feira, 11 de março de 2010

HORA DE VOAR ALTO

Nas alturas para voar mais longe: Inter encara o Deportivo Quito no Equador


Colorado joga 2,8 mil metros acima do nível mar para tentar começar a encaminhar classificação às oitavas de final da Libertadores

Existe o mundo real e o mundo do futebol. No primeiro, o Inter já está nas alturas. Afinal, subiu 2,8 mil metros acima do nível do mar, o suficiente para incomodar um sujeito que escolheu jogar futebol, um profissional que tem os pulmões como instrumento quase tão importante quanto as pernas. No mundo do futebol, a tarefa é mais árdua, porque subir na vida significa vencer. Para voar mais longe, para poder tocar o céu da classificação com as mãos, o Colorado visita o Deportivo Quito às 23h30m (de Brasília) desta quinta-feira, no Estádio Olímpico Atahualpa.
Com Pato Abbondanzieri no gol, Inter tenta ir mais longe na Libertadores (foto)


É bem verdade que se trata apenas do segundo jogo colorado na Libertadores. Mas é também a típica partida com cara de coadjuvante e alma de protagonista. Se vencer o duelo em Quito, o time treinado por Jorge Fossati irá a seis pontos e depois terá dois jogos seguidos diante de sua torcida – ambos contra o Cerro, do Uruguai: o primeiro em Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul, e o segundo no Beira-Rio. Uma vitória vermelha em Quito esboça a classificação vermelha às oitavas de final da Libertadores.

O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o jogo madrugada adentro, em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil.

Altitude? É psicológico...

Uma pessoa chega tremendo de frio e reclama da temperatura. A outra, com a maior cara de pau, afirma: ‘Nada. Frio é psicológico’. É um comentário antigo, daqueles que já torraram a paciência, mas que foi, com algum exagero, usado pelo Inter na preparação para o jogo em Quito. A comissão técnica colorada, no melhor estilo “lavagem cerebral”, tentou convencer o elenco de que a altitude é um problema mais psicológico do que físico.

Passagem pela LDU faz de Jorge Fossati um dos destaques do jogo em Quito (foto)


Claro, os profissionais do Inter não negam a influência da altitude. Para o técnico Jorge Fossati, o impacto é de 10% ou 15% no ritmo do jogo. O preparador físico Alejandro Valenzuela destacou que o medo da altitude aumenta o impacto da falta de ar.

- Napoleão visitava os enfermos com lepra e dizia a eles que a doença atacava mais quem tinha medo dela. É o mesmo com o ar – comentou ele.

Os jogadores do Inter entenderam o recado. Nas entrevistas que deram, eles não desconsideraram o impacto da altitude, mas deixaram claro que não estão muito encucados com a situação.

- Não é um bicho de sete cabeças – afirmou o volante Sandro.

O Inter tem uma dúvida na formação da equipe. O zagueiro Bolívar, com dores no joelho, corre sério risco de ficar fora da partida. Juan está de sobreaviso e provavelmente irá a campo. A equipe colorada seguirá no esquema 3-5-2, com apenas Giuliano como articulador. Edu acompanhará Alecsandro no ataque. Bruno Silva ganhou a disputa com Nei pela ala direita.

Adversário em crise

O Deportivo Quito vive forte crise. Vai mal no Campeonato Equatoriano, largou com derrota para o Cerro e péssimo futebol na Libertadores e, para fechar o quadro, perdeu o clássico da cidade contra a LDU no sábado. O time mandante promete atacar o Inter para amenizar o mau momento. O sistema ofensivo, com Arroyo, Pirchio e Borghello, preocupa os colorados.

A partida tem a presença de Jorge Fossati como curiosidade. Como técnico da Liga de Quito, ele foi adversário do Deportivo repetidas vezes. Ele será especialmente vaiado no Olímpico Atahualpa.

DEPORTIVO QUITO X  INTERNACIONAL

DEP. QUITO _ Ibarra, Checa, Hurtado e Caicedo; Esterilla, Minda, Escobar, Saritama e Arroyo; Pirchio e Borghello 
Técnico: R. D. Insúa

INTER _ Abbondanzieri, Índio, Sorondo e Juan (Bolívar); Nei, Sandro, Guiñazu, Giuliano e Kleber; Edu e Alecsandro.
Técnico: Jorge Fossati.

Estádio: Olímpico Atahualpa. Data: 11/03/2010. Árbitro: José Buitrago (Colômbia). Auxiliares: Wilson Berrío (Colômbia) e Javier Camargo (Colômbia).
Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo para todo o Brasil.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 23h30m (de Brasília).

Fonte: http://www.globoesporte.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTA POSTAGEM