Foi na base da garra, com o gol da vitória marcado por Wellington Silva aos 50min do segundo tempo, que o Internacional garantiu a vaga direta na Libertadores de 2015. Mesmo com muitos desfalques (10 jogadores não puderam atuar em virtude de lesões e suspensões), o time colorado foi valente em Florianópolis e venceu o Figueirense por 2 a 1, de virada, na rodada de encerramento do Brasileirão. Foi a quarta vitória seguida!
Com o terceiro lugar no campeonato nacional, com 69 pontos, o Inter assegurou a vaga na fase de grupos da Libertadores – ficará no Grupo 4, que também terá Emelec-EQU, Universidad de Chile ou S. Wanderers-CHI e Morelia-MEX ou The Strongest-BOL.
Jogo difícil no 1º tempo
O jogo começou com intensa marcação, mas não demorou para o Inter impor seu futebol e criar boas chances no ataque. Aos 4min, Wellington Silva fez grande enfiada de bola entre os zagueiros e encontrou Alan Ruschel. O lateral dominou no interior da área e tentou tocar por cima do goleiro, mas a finalização acabou passando por cima do travessão. Aos 10min, Alan Ruschel voltou a aparecer como elemento surpresa no ataque: foi lançado por Alex, mas não conseguiu chegar a tempo para dominar a bola, que saiu pela linha de fundo.
Uma das melhores oportunidades ocorreu aos 15min, quando Alex cobrou falta e Rafael Moura cabeceou perigosamente à direita do gol. A bola raspou a trave! Depois disso, o ritmo do jogo caiu um pouco, com a disputa pela bola concentrando-se no meio-campo. O Figueirense ameaçou em lances isolados. Aos 30min, Felipe chutou cruzado para a defesa de Alisson, na primeira investida do Figueirense na partida. Aos 36min, Marcão deu uma bicicleta e colocou a bola à esquerda do gol colorado. Aos 46min, Marcão pegou rebote de dentro da área e chutou por cima do travessão.
Gol catarinense complica
No recomeço da partida, a 1min, Alisson fez grande defesa, ao evitar que o chute de Pablo, à queima-roupa, da marca do pênalti, entrasse. Porém, aos 4min, Pablo recebeu passe e desta fez chutou com força para abrir o placar. Aos 16min, Wellington Silva cruzou e Paulão cabeceou à direita do gol catarinense.
Depois do gol, os donos da casa recuaram e armaram um ferrolho, dificultando a penetração do Inter. Na busca pela reação, Abel mexeu na formação do time, colocando Taiberson e Gustavo Ferrareis, ambos oriundos dos times de base, nas vagas de Alan e Alex. Mais tarde, Wellington Paulista entrou no lugar de Valdívia.
Alisson fundamental
Aos 30min, Marcão invadiu a área e chutou para defesa salvadora de Alisson para escanteio. Na sequência do lance, o goleiro fez nova defesa espetacular após o arremate pelo alto de Nirley. Pouco depois, França fez falta violenta em Taiberson e foi expulso. Aos 36min, Aránguiz chutou prensado com o goleiro Tiago Volpi.
Rafael Moura iguala o placar
Aos 41min, Taiberson cobrou escanteio e Rafael Moura empatou a partida. 1 a 1. Foi o oitavo gol do atacante no Brasileirão e o 19º do artilheiro colorado na temporada. Logo depois, Alan Ruschel recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Wellington Silva marca gol precioso
O Inter lançou-se ao ataque em busca do gol da vitória que poderia garantir a vaga direta na Libertadores. Com garra e acreditando até o final, o time de Abel Braga conseguiu chegar à vitória aos 50min: Wellington Silva ganhou da marcação e chutou cruzado para vencer o goleiro Tiago Volpi! 2 a 1 no placar, vaga direta na Libertadores e muita festa no Orlando Scarpelli.
Ficha técnica:
Figueirense (1): Tiago Volpi; Yago (Bruno), Nirlei, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Denner, França, Marco Antônio e Felipe (Léo Lisboa); Pablo e Marcão (Nem). Técnico: Argel Fucks.
Internacional (2): Alisson, Ernando, Paulão e Alan (Taiberson, aos 15min/2ºt); Wellington Silva, Willians, Aránguiz, Alex (Gustavo Ferrareis, aos 16min/2ºt), Valdívia (Wellington Paulista, aos 26min/2ºt) e Alan Ruschel; Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.
Gols: Pablo (F), aos 4min do segundo tempo, Rafael Moura (I), aos 41min do segundo tempo, e Wellington Silva (I), aos 50min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Willians, Alan Ruschel, Rafael Moura (I); Thiago Heleno, Yago (F). Expulsões: França e Nirley (F); Alan Ruschel e Wellington Paulista (I).
Arbitragem: Marielson Alves Silva, auxiliado por Alessandro A Rocha de Matos e Luiz Carlos Silva Teixeira (trio da BA).
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
> Tabela de jogos do Brasileirão 2014
Fonte: Site Oficial do INTER